Energias para a Semana 16-23/11/25: A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO E O DEPENDURADO XII

Por Clara Days:

Ideias-chave: espera com imparcialidade; aceitar e gerir contratempos; sacrifico-me e reajusto a vida

A coisa não parece estar fácil, para quem quer viver desenvolvimentos claros. O Dependurado vem bloquear-nos os movimentos, mas a companhia da Justiça talvez nos ajude a lidar com isso. Será?

Comecemos pelo Arcano mais problemático: o Dependurado corresponde a momentos de possível mudança de rumo na nossa vida, mas em que precisamos de nos afastar para esperar e reflectir. É um tempo suspenso, em que teremos de conseguir ver as coisas por um ângulo novo e interiorizar essa visão, para depois sermos capazes de retomar a acção na direcção escolhida. Precisamos de transcender o ego e aceitar que não é tempo de intervir, enquanto a observação de fora, a capacidade de acompanhar o que se passa apenas olhando, mas numa perspectiva nova (estamos de pernas para o ar…), nos dá uma luz diferente para compreender e encontrar caminhos. Chamemos-lhe uma trégua desconfortável, entre momentos significativos que nos são traçados por forças de mudança.

Com a Justiça / Ajustamento, somos convidados a avaliar até que ponto estamos a levar em conta os acontecimentos presentes que influenciam a nossa vida. É indispensável que tomemos consciência deles e nos ajustemos à realidade, para podermos tomar decisões informadas e realistas. O lado mais difícil deste ajustamento tem a ver com o equilíbrio das nossas necessidades internas relativamente à realidade concreta que vivenciamos, mas o mais importante é tomarmos consciência de que temos de responsabilizar-nos pelas nossas escolhas e decisões. Não adianta culpar as circunstâncias: é dentro das suas balizas que fazemos as nossas opções, na certeza de que há sempre opções possíveis. É preciso que nos disciplinemos para que o que decidirmos seja razoável e viável, evitando radicalismos que causem desconforto ou sofrimento desnecessário, a nós ou a outros.

Analisados os Arcanos em presença, é como se se complementem sem contraste, antes cada um reforçando naturalmente o poder e alcance do outro. Estaremos então a viver um tempo com contratempos que nos obrigam a parar de agir, mas temos a capacidade de transformar essa espera numa oportunidade de reflexão alternativa e equilibrada, capaz de encontrar soluções que sejam orientadoras, viáveis e ajustadas à realidade que nos cerca.

Não adianta contrariar: esperemos. O processo de crescimento passa-se agora na nossa cabeça, orientado pelo novo olhar que podemos deitar sobre o que nos rodeia.

Uma boa semana para todos nós!

Imagem : New Era Elements Tarot, de Eleonor F. Pieper, 2019

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑