É impossível ignorar o Fogo de Marte a comandar um Equinócio em que temos não só o Sol mas também Lua, Vénus, Quiron, Saturno e Neptuno em Carneiro… No dia a seguir, a 21 de Março, Mercúrio, – que estava retrógrado – entra directo em conjunção ao Nódulo Norte ( representa o sentido do destino) nos 8 graus de Peixes e Plutão ( o profundo transformador) chega ao crítico grau 5 de Aquário.
Onde se aplicam com maior relevância estes aspectos?
Em primeiro lugar, no horóscopo do EUA. Temos de começar por lembrar que o mais lento destes planetas em trânsito em Carneiro é Neptuno – neste signo desde a terceira semana de Janeiro,- ao qual Saturno se uniu em meados de Fevereiro e Vénus fez conjunção a seguir ao eclipse de 3 de Março. Agora é Sol e Lua, energia vital e emoções que entram em cheio no quadro.
Os EUA têm na casa 4 do seu horóscopo o signo do Carneiro. A casa 4 representa o povo, as pessoas, as raízes de uma nação, a sua identidade, a terra e as bases da sociedade. A casa 4 simboliza não só a fundação mas também o final de ciclos emocionais e históricos. Carneiro na cúspide indica a natureza do seu povo, neste caso regido por Marte, capaz de todas as iniciativas, determinação em vencer, guerras e …. muitas armas a uso em livre circulação… Neptuno é lento, tem ciclos de 165 anos. A última vez que esteve em Carneiro, na casa 4 dos EUA, foi em 1861- ano de início da guerra civil americana, a 12 de Abril… Isto quer dizer que o ciclo que abriu com esse conflito ideológico interno está terminado e neste ano de 2026, outro conflito ideológico, por Neptuno, e à bala, por Marte, pode muito bem vir a irromper na Primavera. Também Saturno, cujos trânsitos são mais rápidos, parecem coincidir com tensões militares e redefinição de fronteiras, facto que também é corroborado pelo historial de Plutão em Aquário em que forças maiores restruturam o colectivo. Assim, a conjunção Saturno/Neptuno nesta Primavera não só está a fazer um “reset” nos sistema político russo como vimos na parte 1, como acorda novas ideologias e definição de sistemas de governo- com potencial contestação- nos EUA. Ambas as grandes super potências estão a deixar de o ser. Vencedores da segunda grande guerra, os EUA e a URSS, tornaram-se então lideres do mundo com Plutão em Leão. Agora Plutão está no signo oposto, no Aquário e o poder de influência de ambos está em queda e vai cair mais conforme Plutão for avançando no signo do poder colectivo. Com Sol que simboliza os dirigentes, a Lua o povo, Vénus o dinheiro e relações unidos a Saturno e Neptuno, ninguém fica de forra deste processo.
Nestas circunstâncias, no final de Março, Mercúrio e o Nódulo Norte vão estar em quadratura exacta ao Urano natal dos EUA, num padrão de rupturas de parcerias ou apenas grande tensão nas comunicações capaz de catalisar os conflitos a que Marte dá a man por reger nesta fase o Sol, a Lua, Venus, Quiron e Saturno e Neptuno em Carneiro.
Em segundo lugar, neste final de Março e ao longo de Abril, Zelensky vai ter o seu Sol natal a sua energia primordial, sujeita ao trânsito de Plutão. Este é um dos aspectos astrológicos mais intensos e transformadores. Para Zelensky, nascido a 25 de janeiro de 1978, com o Sol a aproximadamente 5° de Aquário, sinaliza sem dúvidas uma metamorfose profunda, desde Março 2026 até Fevereiro de 2027..
Os impactos prováveis deste trânsito passam por uma reconfiguração total do poder, um tudo ou nada, uma autoridade inquestionável ou uma queda já que Plutão representa a morte e renascimento e o Sol a identidade e propósito de vida. Passam também por enormes pressões externas e crises de sobrevivência, enfrentando sombras, adversários e onde os segredos se revelam, com risco de esgotamento extremo e o potencial de renascer das cinzas…
Como Zelensky tem o Sol em Aquário, o signo das reformas sociais, tecnologia e ideais colectivos, é naturalmente um potencial líder da Nova Era, com o seu destino pessoal indissociavelmente ligado a mudanças sistémicas globais, podendo ser o motor de restruturações democráticas para lá das fronteiras da Ucrânia. Mas Plutão exige que o Sol- Ego- se sacrifique em prol de algo maior e o seu sucesso em 2026 vai depender da sua capacidade de agir como uma canal para a vontade do povo em vez de interesses de poder pessoal… a ver com curiosidade como vai navegar este trânsito, se haverá eleições na Ucrânia na Primavera? .. Zelensky vai passar por uma verdadeira prova de fogo existencial cujo impacto irá para além da sua persona política e o atingirá na sua essência humana. Os apoios positivos vêm-lhe do sextil ao Sol de Saturno e Neptuno na casa do colectivo, a 11. Do trígono que estes dois planetas também lhe fazem ao Marte natal em Leão. Mas Urano em trânsito faz-lhe quadratura a Saturno na casa 4, num grande conflito sobre como redefinir alicerces e obrigações, criando algo de novo e autêntico, numa ruptura com o passado, em busca de independência e restruturação… o processo começa aqui e estende-se por quase um ano…
Em terceiro lugar, é no horóscopo da Federação Russa que também Plutão, no grau 5, se vai abater sobre Saturno, tal como já se abateu sobre o Saturno do céu da Ucrânia desde que a guerra começou e a sua estrutura territorial foi abalada. Como Saturno rege a casa 6 e 7 do horóscopo da Federação, a conjunção de Plutão traduz-se num choque transformador tanto do serviço e organização da federação como dos diferentes membros que a compõem .
Este complexo cenário é ainda mais agitado pela presença de Marte em Carneiro, de 10 de Abril a 18 de Maio… em particular, por volta de 17 de Abril, o Sol, Mercúrio, Marte, Saturno e Neptuno todos estão em Carneiro.. A presença dos chamados “ maléficos” Marte e Saturno em Carneiro traz o Fogo para frente de todas as inquietações. Em sextil a Plutão e a Urano com graus variáveis indicam as crises, as batalhas para que haja mudança. Os impactos irão muito para além das fronteiras onde os conflitos se travam, dado o aspecto a Plutão.
Quando chegamos à última semana de Abril, Vénus entra em Gémeos e Urano segue-a dois dias depois, ambos em trígono a Plutão o que sinaliza revoluções nas relações, valores e comunicação, inovação, quebra de padrões e imprevisibilidade, com foco em tecnologias, novos media, IA, diversidade, e mudanças drásticas nos mercados financeiros e nas tendências sociais, tudo a grande velocidade, com grandes liberdades, mas também a suscitar dúvidas e ansiedade. Nada tem nunca mais de ser palpável… e é essa a essência desta revolução que vai da cripto moeda aos livros e musica e amores digitais e o controlo de tudo e de todos por algoritmos.… Urano avança para uma quadratura à Lua da Federação Russa, uma conjunção à Lua de Putin, está desde meados de Abril em quadratura ao eixo Ascendente/Descendente de Trump e um domino de imprevistos constrói cenários de mudanças rápidas…que podem abrandar em Maio mas que retomam de forma drástica no final de Junho e em Julho.
Em termos pessoais, do Equinócio ao fim de Abril será quem tiver o Sol e planetas pessoais nos signos cardinais, Carneiro, Balança, Capricórnio e Caranguejo quem mais terá de lidar com a energia de Marte, a favor e contra ou em curto-circuito com os propósitos individuais mas não podemos ficar indiferentes porque o tempo pede acção. Quanto mais consciente, organizada e dirigida for essa acção mais satisfatório será o processo e os resultados.
Comente, .. comunique!
Parte 3- a seguir…

Gostou? Contribua.. Ofereça um café… ou dois..
APOIE ESTE SITE!
€ 5,00

Deixe um comentário