Energias para a Semana 28/12/25-4/1/26: OS ENAMORADOS VI E O DEPENDURADO XII COM O MUNDO / UNIVERSO XXI

Por Clara Days:

Ideias-chave: espera, conciliação e preparação para transição; atracção pelo oposto, sacrifício e perspectiva; paragem, visão e escolha da felicidade.

Na semana em que o calendário muda de ano, procuramos ter uma visão de passado que nos oriente o futuro: é essa a mensagem do Mundo / Universo, que nos propõe como estratégias o sacrifício da espera e a opção pelo afecto para encontrar o bem-estar possível. Vejamos:

Os Enamorados convidam-nos a fazer escolhas na procura do caminho para sermos felizes. A possibilidade de escolher, a importância de escolher, é a sua mensagem principal, e o amor de que aqui se fala é muito mais rico do que o sentimento romântico entre duas pessoas, embora também passe por aí. É Amor em sentido lato, podendo representar a paixão por uma causa ou um desejo íntimo que precisamos de ousar concretizar. Este Arcano lembra-nos que todos temos em nós sonhos em que vale a pena investir, que nos podem realizar pessoalmente, intimamente, e dependem sobretudo da nossa vontade. Estaremos prontos para agir guiados pelo coração?

O Dependurado não traz pressa nem aceita movimentação urgente, antes exige imobilidade e reflexão. Para aqueles de nós que precisamos de estar em acção para sentir que comandamos o nosso rumo, é um tempo de sacrifício, de sensação de impotência. Mas, realmente, não é bem isso: antes se trata de uma oportunidade que a vida nos dá para observarmos calmamente e em silêncio o desenrolar dos acontecimentos, revermos as nossas prioridades e medirmos as opções possíveis. Precisamos de transcender o ego e aceitar que não é o tempo de intervir. A observação de fora, a capacidade de acompanhar o que se passa apenas olhando, mas numa perspectiva nova (estamos de pernas para o ar…), dá-nos ângulos diferentes para compreender e encontrar caminhos.

Com o Mundo / Universo, estamos simbolicamente num pico da existência em que temos a visão do que foi e antecipamos a visão do que será. É um tempo de conclusão, que pode também ser de transmutação, o último degrau para uma possível metamorfose. Sugere a possibilidade de transcendermos a nossa realidade e nos abrirmos ao novo, pois já há uma obra consumada e isto pode traduzir-se, a nível concreto, num momento de realização pessoal. Essa sensação de termos cumprido uma etapa vem da tomada de consciência de que tudo o que passou nos permite reconciliar-nos com o nosso Eu interior e apaziguar o receio de não estarmos à altura de nós próprios. Há que terminar o que está por acabar e viver este momento de conclusão como uma vitória.

Comecemos então por aí: no fim de ano do calendário, estamos em momento de balanço e devemos olhar de cima para os acontecimentos recentes, retirando as lições, rematando as pontas soltas e perspectivando o que pode ser o futuro. Para isso, precisamos de nos imobilizar (O Dependurado assim o aconselha), olhar as nossas circunstâncias por um ângulo diferente e encontrar novas soluções ou saídas. E quanto às escolhas a fazer, há que pôr o coração dos Enamorados ao comando, arriscando apostar no que amamos, mesmo que esteja no pólo oposto do nosso lugar.

Esta a minha mensagem de fim se ano, abrindo as portas a 2026.

Feliz Ano Novo!

Imagem : The Field Tarot, de Hannah E. Fofana, 2020

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑