Conflitos que alastram, convicções firmes…

Se olharmos para os Céus da semana, de domingo 25 até domingo 1 de fevereiro, dia de Lua Cheia em Leão, podemos pensar que apenas as emoções terão as suas oscilações tradicionais com os trânsitos da Lua pelos quatro signos que vai percorrer, do Touro ao Leão. Seria um erro. De facto, apesar de apenas a Lua fazer algumas quadraturas – aspectos de tensão – na sua passagem, os restantes planetas apontam o caminho de revoluções complexas que tocam a sociedade, a política, as finanças e o modo como individualmente nos afirmamos no colectivo. De que lado estamos? Como o manifestamos? Como idealizamos a nossa capacidade de acção face ás profundas transformações em curso?

Estamos esta semana num quarto crescente. No domingo dia 1 de Fevereiro, a Lua Cheia trará o culminar da fase de tensões que começou na Lua Nova em Capricórnio conjunta a Marte de dia 18 de Janeiro, semente de ataques/ conflitos institucionais que rapidamente – e em particular nesta semana – se vão manifestar como conflitos sociais, uma crescente crise financeira e um extremar de posições entre o poder do Leão e o poder do Aquário- o poder do eu versus o poder do colectivo, a autocracia versus o poder popular etc… E depois tudo continua Fevereiro fora…. estamos apenas a empurrar as primeiras peças do dominó.

A chave da mudança de paradigmas colectivos está no trígono entre Plutão em Aquário, Urano em Gémeos – exacto no final de Abril , e no sextil que ambos fazem a Saturno e Neptuno em Carneiro- exactos a 17 de fevereiro depois do eclipse do Sol do próximo dia 14. Significa isto que há revoluções sociais e financeiras em curso, apoiadas por mudanças de valores económicos e por revoluções tecnológicas e, neste contexto, como indivíduos, temos de ir à luta, conscientes, dando forma às nossas convicções. Isto é muito vago e espaçado no tempo já que até Maio pouco se altera no contexto. O que vai acontecendo são diferentes episódios, combinações de energias planetárias que pontuam a narrativa.

Assim, esta semana de 25 de Janeiro a 1 de Fevereiro, há dois aspectos particularmente marcantes. O primeiro é o ingresso de Neptuno em Carneiro na segunda 26. Ora o que é de recordar que os EUA têm na casa 4 do seu horóscopo o signo do Carneiro e a casa 4 representa o povo, as pessoas, as raízes de uma nação, a sua identidade, a terra e as bases da sociedade. A casa 4 representa não só a fundação mas também o final de ciclos emocionais e históricos. Carneiro na cúspide indica a natureza no seu povo, regido por Marte, capaz de todas as iniciativas, determinação em vencer, guerras e …. muitas armas a uso em livre circulação… Neptuno é lento, tem ciclos de 165 anos. A última vez que esteve em Carneiro, na casa 4 dos EUA,  foi em 1861- ano de início da guerra civil americana, a 12 de Abril, exactamente dois dias depois do ingresso… Isto quer dizer que o ciclo que abriu com esse conflito ideológico interno está terminado, que o que não ficou resolvido em termos de divisão da sociedade está de novo violentamente à tona em 2026 – outro conflito interno, ideológico, por Neptuno, e à bala, por Marte- já começou no Minnesota e está espalhar-se pelo resto dos EUA…. De recordar também que em 1861 na Russia, o Czar Alexandre II libertou milhões de servos, no princípio de uma revolução que levaria ao comunismo em 1917, um ciclo de Saturno depois…

Marte é assim o planeta que comanda as ideologias em confronto, individuais e colectivas porque é Marte que rege o Carneiro onde Neptuno entra esta semana e ao qual Saturno se vai juntar em meados de Fevereiro. Marte é afirmação, defesa, ataque, vontade, guerra. Marte é Fogo. E nesta semana em que as psiques individuais e colectivas vibram sob esse Fogo de Marte, este vai fazer uma conjunção explosiva a Plutão em Aquário. Já está em órbita de acção – e temos visto nas notícias.. – desde a Lua Nova de dia 18 e em particular desde que entrou em Aquário na sexta 23. Esta semana – toda a semana – em particular terça, quarta e quinta, a sua união com Plutão marca um novo capítulo nesses conflitos sociais e globais. Podemos assistir não só a um agravamento do conflito interno nos EUA como a mais manifestações mundo fora de descontentamento e repressão brutal. Em termos pessoais, é onde tivermos Aquário no nosso mapa que podemos aproveitar para fazer as mudanças que sonhamos, porque somos agora capazes de lhes começar a dar forma.

Outro aspecto que ainda não é tão visível mas está a fazer o seu percurso discreto até a um estrondo visível, é o da avanço de Vénus para uma quadratura a Urano, sinal de instabilidade, surpresas e reviravoltas repentinas nas finanças e separações nas relações. Este aspeto tenso, que envolve mudanças súbitas, pode provocar gastos imprevistos, prejuízos ou a necessidade de reajustes imediatos nos orçamentos, exigindo cautela, flexibilidade e controlo de decisões impulsivas. A quadratura convida a reavaliar o que realmente vale a pena investir, podendo indicar o fim de parcerias ou projetos que não geram mais retorno financeiro ou emocional. As bolsas começaram a cair na semana passada com a conjunção de Vénus a Plutão, sendo que Vénus está estrela da noite e as grandes quedas das bolsas acontecem – não porque Vénus esteja estrela da noite – mas sempre quando Vénus é estrela da noite. Este ciclo de Vénus estrela da Noite começou a 6 de Janeiro e só termina a 24 de Outubro. A quadratura exacta entre Vénus e Urano acontece por volta de 6 de Fevereiro, no quarto decrescente antes do eclipse do Sol e Lua nova de 17 de Fevereiro e nova machadada nas finanças está na agenda no final de Fevereiro, a 27 e 28, com a quadratura de Marte a Urano. É por isso interessante estar atento aos movimentos financeiros, desde já e ao longo de Fevereiro, dados os aspectos tensos que garantem volatilidade extrema. Em termos amorosos, relacionais, também regidos por Vénus, é preciso refrear a impaciência porque corremos o risco de por em causa relações relevantes mas também podemos aproveitar para pôr fim aquilo que andamos a arrastar sem sentido…

Nas vésperas da Lua Cheia, a 30 e a 31, a Lua conjunta a Júpiter em Caranguejo e Vénus conjunta a Mercúrio em Aquário põe o foco na defesa do que é nosso, da casa, da família, do nacionalismo que aclamamos como valor colectivo.

Uma boa semana…

Gostou? Contribua.. Ofereça um café… ou dois..

APOIE ESTE SITE!

€ 5,00

 

Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%
Free Astrology Chart 75%

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑