Energia para a Semana 15-22/2/26: O EREMITA IX E A RODA DA FORTUNA X

Por Clara Days:

Ideias-chave: auto-análise e destino; a vida muda e viramos para dentro; evolução cíclica com introspecção.

A Lua Nova de 17, com o seu eclipse e anunciando o novo ano chinês do Cavalo, traz a esta semana uma mudança de energias que nos interpela para compreendermos a sucessão de altos e baixos da vida, numa perspectiva pessoal de auto-conhecimento.

O Eremita, arcano maior número 9, representa no Tarot o Princípio da Introspecção. É o peregrino solitário que busca na noite o seu caminho, iluminado pela luz da consciência, lentamente, passo a passo. Procura e enfrenta os seus verdadeiros desejos, motivações e medos. Ele sabe que o mais importante não são as circunstâncias, mas o modo como estas o afectam, como reage perante elas. Ainda que no meio de outros, o Eremita observa, não interage – o seu diálogo é interior. E, no entanto, a luz da lanterna que transporta frequentemente orienta quem está junto a si: ele mostra caminhos aos outros, sem que os imponha a mais alguém.

Com a Roda temos o símbolo do Princípio Universal do Movimento e da Expansão, lembrando que a vida é feita de ciclos que se sucedem e intercalam. Para a frente e para trás, para cima e para baixo, tudo evolui com maior ou menor grau de previsibilidade, mas garantindo que é em movimento que o equilíbrio se vai encontrando, mais ou menos estável, de forma circular ou em espiral, quando cada ciclo nos eleva a patamares superiores de realização ou consciência. Somos então inspirados para reflectir no modo como a nossa vida evolui, com momentos altos e baixos, mas sempre com a possibilidade de a situação se inverter, o que acarreta a necessária dose de conformação e esperança, para nos animar a prosseguir.

Neste dia de Lua Nova, nesta semana de impacto celeste, vêm as cartas lembrar-nos a importância de compreendermos o quanto as viragens cíclicas do que nos rodeia impactam em nós, e de que modo. Importa tanto o que nos acontece como o que fazemos disso por dentro, a forma como nos apropriamos da realidade e nos preparamos para a adaptação e a transformação. Cada um precisa de ser capaz do exercício paciente do auto-conhecimento, sem o qual corre o risco de agir sem fundamento e sem propósito.

Preparemo-nos para sentir possíveis reviravoltas, preparemo-nos para olhar para dentro e compreender onde essas mudanças influenciam a nossa vida, e como. Não podemos apenas deixar-nos ir na maré…

Uma boa semana para todos!

Imagem : The Guardian of the Night Tarot, de M.J. Cullinane, 2022

Por Clara Days:

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑