Por Clara Days:
Ideias-chave: confiança no desapego; entre a inocência e o voluntarismo; recomeço e decisão.
Há no ar um vento de renascimento, uma vontade de partir do lugar aonde pertencemos, embora sem saber ao certo qual o destino final da nossa demanda. As energias conjugadas do Louco e do Carro, trazem a este princípio de estação uma lufada de ar fresco que nos atira para aventuras pessoais, cada um em busca do seu caminho.
O Louco é a carta que pode significar a inconsciência absoluta ou a consciência iluminada. Representa a Criança, ora sábia na sua espontaneidade e inocência, ora pueril na sua inconsciência e exagero. Caminha pelo mundo como se vivesse fora dele, os problemas do quotidiano não o afectam pois ele sente que há coisas mais importantes e que as verdades são relativas, amanhã poderão ser outras. Assim, vive despreocupado, em harmonia com o seu caminho, no presente de cada momento. Ele abre as portas e janelas a todas as possibilidades e ajuda a decidir nas encruzilhadas, não pelo processo racional ou pragmático, mas guiado pela intuição e pelo desejo. No entanto, a sua ingenuidade e excesso de confiança fazem-no correr riscos desnecessários, o que traz sempre algumas consequências.
O Carro, por sua vez, vem falar-nos de desapego, de sermos capazes de deixar uma situação e partirmos para outra, sem olhar para trás. O hábito cria nas nossas vidas rotinas de conforto que se podem ir transformando em entraves à nossa felicidade, e nem sempre somos capazes de largar essas âncoras a que nos conformámos. A energia do Carro traz-nos a força para o fazer e a sua vontade é aguerrida e corajosa, dá-nos alento e crença na vitória, explorando novos caminhos, abertos para desafiar o mundo e descobrir novas paragens espirituais ou físicas. Vamos sem rumo certo, tomando decisões a cada encruzilhada, e também protegidos, pois a nossa experiência anterior, devidamente processada, permite-nos criar uma couraça defensiva para não voltar a cair nos mesmos erros.
Estes dois têm em comum o ímpeto aventureiro e a jornada solitária. Simbolizam começos, ou recomeços, também optimismo. Potenciam-se mutuamente, empurrando-nos para desbravar diferentes caminhos sem medir bem as consequências, embora o Carro traga ao Louco a dose de auto-protecção necessária para evitar os perigos mais evidentes. Carregam ambos vontades de sinal positivo para mudarmos de vida, arriscarmos novidades e decidirmos por nós próprios. Até onde nos podem levar não estará ainda no espectro das nossas preocupações, há uma crença em que saberemos decidir o que for certo, quando esse momento chegar.
É sobre a jornada, não sobre o destino. Estamos empoderados para a aventura. Quem se arrisca?
Uma boa semana para todos nós!
Imagem : The Field Tarot, de Hannah E. Fofana, 2020

Deixe um comentário