Hoje é o Equinócio. O Sol sai de Virgem e entra em Balança, a meio do dia, e o foco das nossas energias, deixa de ser a análise da nossa actuação e dos serviços prestados para passar a centrar-se nas nossas relações, no equilíbrio das partes e nos limites da estética e justiça.
Em princípio, o período em que o Sol transita em Balança apela à paz e às justas relações. No entanto, atendendo ao quadro geral dos planetas lentos, a quadratura de Urano em Carneiro, quadrado a Plutão e Saturno em trânsito em Balança, o Sol vai fazer sucessivos aspectos dificeis a esses planetas, oposição a Urano, quadratura a Plutão e conjunção a Saturno, enquanto percorrer a Balança, até finais de Outubro. Por isso a busca de equilíbrio nas relações vai mesmo ser fundamental dados os abalos consecutivos provocados por aqueles aspectos.
Dia a dia, os restantes planetas também servirão de catalizadores de eventos e emoções mas este final do mês de Setembro, até á Lua nova é que marcará as necessidades de correcção nas relações pessoais, financeiras e políticas a desenvolver em Outubro, já que os aspectos mais tensos e de ruptura teem lugar nos próximos dias.
A Lua está hoje em Leão, exigindo a demonstração dos sentimentos de forma dramática, o que não serve o propósito de equlibrio pedido pelo Sol em Balança. Conjunta a Marte, pela manhã, torna os receios ainda mais prementes e um trígono a Urano em simultâneo pode actuar como uma faísca que desencadeia reações de pânico a alto e bom som. Ou seja, os nervos á flor da pele, reações dramatizadas ao menor sentimento de ameaça e o inesperado a bater-nos á porta para despoletar um sem fim de reações em cadeia é o que se pode esperar destes aspectos em simultâneo com a sabedoria de que há que manter a serenidade e procurar a justiça e o sentido de tudo o que estiver a acontecer.
A impulsividade é ainda mais exacerbada hoje por um aspecto de Marte ao Nódulo Norte da Lua em Sagitário que encoraja a agressividade na defesa individual face á necessidade de vermos as questões numa perspectiva global e não narcisica. O sentido deste aspecto é exactamente o oposto da reação instintiva, Seguir o caminho de Sagitário, do olhar filosófico e abrangente é a melhor forma de lidar com esta tensão.
É claro que estes aspectos de abatem de forma visivel sobre os céus dos diferentes participantes activos na crise financeira da Zona Euro. Como está descrito nas previsôes para Setembro para o Euro, numa coluna deste blog, os dias 20, 21 e 22 eram particularmente nefastos para a imagem do Euro e as instituições da Zona Euro e a Grécia estariam em conflito com obviamente consequências graves sobre cotações e mercados. Por isso, não só a situação se encontra agravada pelos acontecimentos dos últimos dias como os aspectos da Lua a Marte e Urano hoje reforçam as dificuldades ao mesmo tempo que a entrada do Sol em Balança vai forçar um hiper-actividade diplomática no sentido de encontrar saída para a crise.
No entanto, um a conjunção de Lua e Marte hoje a Urano e oposição à Lua natal do horoscopo do Tratado de Roma traz também para a crise os países iniciais, porventura a Itália e a França, os mais afectados neste momento pela crise geral. Vénus está aflita em vários dos céus, em particular no da Grécia, mas um trígono a Saturno na IX no céu do Euro permite esperar apoio instuticional para contrabalançar a queda do Euro.
Em Portugal, a acção do governo é marcada pela actividade diplomática e financeira com tendência para a estabilização de posições, apesar de novas promessas de apoio financeiro virem condicionadas por restrições ilustradas pela conjunção de Vénus a Saturno na II.

Deixe um comentário