Segunda, 17/10, Muita opinião, oscilações e necessidade de mudança

A semana começa com enfâse na comunicação, trocas, vendas e negociações. Mercúrio em Escorpião oposto a Jupiter em Touro e ainda em sextil a Plutão, com a Lua em Gémeos traz grande agudez de percepção, muita opinião e actividade, pouca objectividade e um enorme exercício de regeneração das ideias e das posses. A Lua em Gémeos traz-nos a insegurança sobre qual é o caminho certo. Mercúrio em Escorpião obriga-nos a analisar a essência do que partilhamos. Jupiter em Touro pede que alarguemos os nossos horizontes, sejam eles materiais ou filosóficos. Mais ainda, um semiquadrado de Marte em Leão a Urano em Carneiro puxa pelo individualismo e dramatismo.

Todos estes aspectos em conjunto colocam-nos numa encruzilhada em que a direcção que procuramos é dada pelo trígono de Jupiter a Plutão que, desde ontem e até ao final da semana aponta para o progresso na transformação das estruturas que dominam as nossas vidas e que já não são adequadas às nossas necessidades actuais. É preciso não esquecer que Saturno continua o seu trânsito por Balança, iluminando as dificuldades e a obrigatoriedade de manutenção de equilíbrios entre as partes e que Urano, retrógrado em Carneiro, nos incita a definir as liberdades individuais de que não podemos prescindir ou temos de reconquistar.

Os mercados financeiros costumam reagir a aspectos planetários como os de hoje. Grande volatilidade e algum dramatismo são de esperar assinalando uma expectativa contínua de resolução da questão das dívida nacionais. Como Mercúrio, que rege as trocas e os mercados, está em Escorpião, regido por Plutão, que por seu lado rege a dívida e a transformação, e Jupiter retrógrado em Touro apela a sermos cuidadosos com as despesas e tentarmos os ganhos pela via da reciclagem, o mais provável é que a actividade financeira vise a segurança e a libertação de situações ou aplicações de risco. Com a Lua em Gémeos, no entanto, esse percurso tende a ser errático, estimulando maior agitação. A posição dos planetas lentos implica que até dia 29 de Outubro a tendência é para que se atinjam extremos de actividade.

De facto, o que está a acontecer tem por pano de fundo a grande transformação que deverá ter a Zona Euro em 2012. (ver as razões astrológicas para isso na página deste blog ” A crise do Euro nos Ceus da UE”). Acompanhada pelo movimento dos planetas lentos, desde 2010 a mudança avança inexoravelmente para a reformulação das regras que regem financeiramente a Europa, devido à crise das dívidas nacionais. O impacto internacional é inevitável e também os EUA estão a braços com limites ao seu endividamento e a forma como o têm resolvido até agora. Ora os trânsitos de Jupiter a Plutão, desde hoje e até ao fim de Outubro, são o prenúncio das medidas que, ao longo de 2012, vão reformar o sistema financeiro internacional com a adopção de novas regras, refinanciamentos, taxas e impostos etc, com consequências globais. Veremos os impactos e reações com os trânsitos de Urano que, em sucessivos quadrados a Plutão, durante o próximo ano serão o teste de popularidade das mudança das regras.

Para o Governo de Passos Coelho, os trânsitos de hoje, para além do que trazem na sua globalidade, aplicam-se também mais directamente em detalhes de reformulação da dívida nas áreas dos Transportes, Comunicação, organização administrativa nacional e Educação. A Lua em Gémeos pode tornar a acção governativa hesitante ou sujeita a divisão interna.

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑