Terça, 19/6- Lua Nova- as cartas estão na mesa

Uma Lua Nova é sempre um ponto de viragem, um começo, um ciclo que se abre. Hoje, a Lua faz conjunção ao Sol nos últimos graus de Gémeos e assinala uma entrada em que a comunicação é chave do próximo ciclo de 28 dias. No entanto é como se cada pedaço de informação, cada contacto, cada processo mental não estivesse ainda bem conectado por um fio condutor que lhe dê sentido. Estabelecemos hoje os contactos ou recolhemos os dados mas não sabemos bem ainda para o que vão servir, apesar de todos parecerem relevantes. Vontade não falta que essas trocas díspares sirvam para criar laços estáveis, relações duradouras, contratos harmoniosos. A Lua e o Sol fazem um trígono a Saturno em Balança e assim o pedem. Mas também estão em quadratura a Marte e os conflitos de vontade por questões aparentemente menores também estão na ordem do dia. Uma coisa é certa, é fundamental dar atenção às questões de fundo e ao que necessitamos para nos sentir seguros, controlando a irritabilidade e escolhendo bem que tipo de iniciativas queremos tomar.

Esta Lua Nova começa por abrir o diálogo em várias frentes mas rapidamente passa de Gémeos para Caranguejo e ainda hoje pela noite começamos a sentir a grande tensão Urano/ Plutão que chegará a primeira de sete quadraturas exactas até 2015, no próximo fim de semana. Ou seja, hoje a partir do final do dia e amanhã a Lua activará esse aspecto transformador das estruturas gerais da nossa existência, em quadrado a Urano e oposta a Plutão. Uma grande carência de segurança, emoções compulsivas, impulsos de rutura e a compreensão profunda que tem de haver quebras antes de se poder construir novas realidades, é o que obrigam estes aspectos da Lua e dos planetas lentos.

Isto aplica-se tanto nas nossas vidas privadas como nos desenvolvimentos colectivos em particular no que respeita à crise financeira global e do euro em particular. A aparente tranquilidade que se seguiu ao aparentemente apaziguador resultado das eleições na Grécia vai, com esta Lua Nova e a sua passagem para Caranguejo revelar as verdadeiras consequências e efeitos colaterais, num crescendo, ao longo da semana, até a Cimeira Europeia no final do mês e à Lua Cheia de 2 e 3 de Julho em que o Sol estará exactamente oposto a Plutão.

Um sinal discreto mas também revelador do que está em em causa ser do cariz relacional e financeiro é o sesquiquadrado de Urano a Juno em Escorpião provocador de grande ansiedade, hipertensão ou fricção nessas áreas de vida, depois de outro aspecto de efeitos idênticos entre Juno e Plutão. Regenerar as estruturas, a organização, o que há de mais profundo naquilo que partilhamos com os outros, seja amorosamente, seja em hipotecas com o banco ou grandes dividas nacionais é agora imperativo. Quer queiramos quer não há que mudar. Esta Lua Nova apenas nos nos dá este dia para a conversa. Daqui para a frente todas as palavras terão de corresponder a actos e todas as conversas terão de ter uma luz sobre o futuro para as dirigir, graças a Júpiter em Gémeos.

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑