Das águas fundas de Peixes para o fogo de Carneiro, das possibilidades de Gémeos para a necessidade de segurança de Caranguejo, Sol e Lua, energia vital e instinto, mudam hoje de signo e assinalam um equinócio da Primavera em que o impulso de mudança e de acção exterior choca com o desejo de proteção e sossego. Entusiasmo e retração dominam assim um dia em que outros aspectos astrais contribuem para dramatizar este princípio do novo ano astrológico.
Neste cenário, o pano de fundo é, para os próximos sete dias, de grande agitação, perturbação, rupturas, mudanças radicais, enfim todo um rol de possibilidades de transformação pessoal e coletiva, seja por vontade própria ou por força das circunstâncias devido à activação por Marte da quadratura de Urano a Plutão. Os dias em que Marte faz aspectos exatos são dia 22 com a conjunção a Urano e dia 26 com a quadratura a Plutão.
Para além dessa disfunção entre o que projetamos e o que sentimos, porque a Lua em Caranguejo faz hoje uma quadratura a Urano e a Marte e oposição a Plutão, vemos acentuado o receio que toda essa radicalização das situações de crise em curso suscita. Somos surpreendidos por notícias inesperadas ou rejeitamos propostas súbitas, irritados ou mesmo zangados com a Lua em quadratura a Marte e Urano e a pulsão de controlo e defesa pessoal ou nacional é intensamente vivida com a oposição a Plutão que nos confronta com forças externas que querem impor novas estruturas financeiras ou políticas. É fácil entender como as crises em curso, na zona Euro, no Médio Oriente, na Coreia do Norte etc são sensíveis a estes trânsitos cujo potencial explosivo ou revolucionário tem padrões comprovados na história. É também de estar atento ao que serão as acções do novo Papa na próxima semana, até ao Domingo de Páscoa, já que o seu mandato se integra nesta mesma onda de transfromaçaõ global do tipo de estruturas dominantes.
Um trígono hoje da Lua a Mercúrio em Peixes permite uma elaboração de ideais para justificar os meios.


Deixe um comentário