Por Clara Days:
Palavras-chave: União na dualidade; valores; decisão; compromisso.
Parece simples mas traz uma mensagem complexa, a carta dos Amantes. O caminho mais fácil é ver nela uma imagem do amor romântico, como o dos romances. Mas este Arcano Maior 6 necessita de ser interpretado com mais amplitude.
Falamos de amor, sem dúvida. Mas este amor é uma paixão de compromisso que nos pode ligar a uma pessoa, sim, mas também a uma causa, uma profissão, uma actividade com que sempre sonhámos e que não ousámos desempenhar.
Digamos que os Amantes nos propõem um compromisso na…. diversidade, numa dualidade entre cada um de nós e uma pessoa ou uma paixão. Dois lados que podemos compatibilizar.
Há nos Amantes duas leituras fundamentais: uma busca de união, de fusão com um outro que é diverso de nós, ou a entrega a uma causa ou paixão que é nova para nós; e, por outro lado, uma escolha, uma decisão que se toma e com que nos comprometemos.
A energia que esta carta traz encaminha-nos para revelar os nossos sonhos e tentar fazer deles realidade. A vida de todos os dias tende a asfixiar certas aspirações mais audaciosas ou originais, desejos de experimentar situações ou arriscar relações que se afastam da banalidade em que vivemos. E vamos enterrando esses sonhos, talvez como membros muito adaptados da sociedade, mas privados de viver de acordo com a nossa alma.
Os Amantes empurram-nos para a coragem de alterar o nosso modo de vida e integrar nele a concretização dos desejos que nos podem fazer felizes.
A carta, também designada por O Amoroso ou Enamorado, mostra duas personagens, um casal, virados um para o outro. Mas não raramente há uma terceira, cupido ou mediador, e às vezes mesmo as duas – o anjo das setas que enamoram e uma personagem terrena, adulta, que facilita ou medeia a relação.
Os amantes das imagens podem estar nus, sem protecção ou disfarce, entregando-se por inteiro. No caso do baralho de Crowley há uma solução curiosa: os amantes adultos estão com vestimentas reais, todos tapados, sendo um negro e a outra branca. Junto a cada um, uma criança que tudo indica ser a criança interior do outro, e crianças e adultos tocam-se em gestos semelhantes de aproximação.
A associação astrológica desta carta é com o signo de Gémeos, da dualidade. A letra hebraica que lhe corresponde é ZAIN ou ZAYIN, a espada.
O 6 é um número de harmonia, relacionado com o hexágono ou o hexagrama, símbolos de espiritualidade e perfeição.
O título esotérico deste arcano 6 é “O Oráculo dos Deuses Poderosos”.
Esta semana poderemos ser capazes de fazer escolhas que nos liguem a uma pessoa ou um desejo que desejamos concretizar. Avancemos nessa direcção, em busca de sermos mais felizes.

Clara Days
Imagem: baralho de Crowley, ilustrado por Frieda Harris

Anúncios