Por Clara Days
Palavras-chave: individualidade; vitalidade; iluminação; generosidade.
Bem vindo seja este Sol para nos trazer a energia optimista que nos dá segurança e reforça o ego. O Sol ilumina e assim espanta os pensamentos negativos que a escuridão favorece. No Tarot como na vida, uma semana com Sol é uma semana influenciada por energias positivas que nos revelam…o que estava nebuloso e nos fazem querer seguir em frente.
Este arcano maior 19 representa, antes de mais, a individualidade, a expressão pessoal que nos afirma sem atropelar os outros, que nos expande sem perdermos vitalidade. A sua energia ajuda-nos a mostrar a nossa personalidade, aquilo que nos torna únicos.
Por outro lado, o Sol ilumina e assim, simbolicamente, ajuda-nos a ver melhor o nosso caminho, a nossa verdade. No entanto, com a intensidade da luz que irradia, podemos cair no erro de ver apenas as coisas pelo seu lado positivo e isso nem sempre é bom. É preciso olhar com olhos de ver, mas às vezes precisamos de pôr os óculos escuros para proteger e não ficarmos encandeados.
O Sol é também a carta do entusiasmo, um entusiasmo genuíno, que traz a alegria de viver, digamos mesmo que o encontro com a nossa criança interior. Inspira-nos para investir em algo por que temos mostrado interesse, também para socializar. Estamos capazes de contagiar os outros com a nossa boa energia.
As representações visuais da carta mostram, naturalmente, o astro-rei, mas há uma série de elementos simbólicos que a podem acompanhar. Em primeiro lugar, crianças, crianças felizes e espontâneas, que o associam à verdade interior de cada um de nós, no que temos de mais puro e optimista.Por vezes, essa ou essas crianças cavalgam um cavalo branco.
É também frequente a representação de um muro, um muro transponível que revela flores, um jardim, que mostra a comunicação possível entre o que somos e o que mostramos, do quanto somos capazes de partilhar o melhor de nós próprios.
Os girassóis surgem abundantemente, essa flor que se assemelha ao Sol e que tem a particularidade de saber sempre estar virada para ele, nas diferentes horas do dia. Toda a simbologia visual que esta carta mostra, em diferentes baralhos, é alegre e optimista.
O Sol, em astrologia, corresponde a si próprio, como não poderia deixar de ser. Considerado como um “planeta”, está associado à nossa individualidade, personalidade e consciência. Esta associado à letra hebraica RESH ou REISH, a clarificação. O seu título esotérico é “O Senhor do Fogo do Mundo”. E, em numerologia, corresponde ao 1, do individualismo, da liderança.
Esta semana sentiremos vontade de nos expandir e teremos mais capacidade para entender o que precisa de luz, na nossa vida. O impulso de partilharmos o nosso optimismo contagiará os outros e será a gargalhada que alegra o lugar onde passarmos. Aproveitemos esta influência benéfica para nos afirmarmos.

Clara Days
Imagem : Tarot de Visconti – Sforza, séc. XV

Anúncios