ENERGIA PARA A SEMANA (24 – 31 Jul) – VII O CARRO

Por Clara Days

Palavras-chave: desapego; vontade; renovação; afirmação pessoal
O Carro, Arcano Maior número 7, vem falar-nos de desapego, de sermos capazes de deixar uma situação e partirmos para outra, sem olhar para trás.
Largar o que já não faz sentido na nossa vida é difícil, muitas vezes. O hábito cria rotinas de conforto que se podem ir transformando em entraves à nossa felicidade. No entanto, nem sempre somos capazes de deixar para trás essas âncoras a que nos conformámos. A energia do Carro dá-nos a força para o fazer.
É o momento em que olhamos o espelho e nos dizemos que é altura de seguir em frente. E a vontade de o fazer é aguerrida e corajosa, dá-nos alento e crença na vitória. Com esta vontade o Carro leva-nos para novos caminhos sem medos, abertos para renovar, transformar, desafiar e descobrir novas paragens espirituais ou físicas.
Vamos protegidos, no entanto. A experiência anterior, devidamente processada, permite-nos criar uma couraça defensiva para não voltar a cair nos mesmos erros. Ao mesmo tempo que nos protege, ajuda-nos a equilibrar o que temos dentro com o que está fora, porque a viagem a que nos propomos é sobretudo de auto-afirmação e não nos podemos fechar.
As representações visuais do Carro são literais e mostram um guerreiro real, o condutor, tomando as rédeas e conduzindo os animais que fazem avançar a sua viatura. Em muitos casos percebe-se que deixou atrás de si uma localidade, uma aldeia, um lugar. Os animais que conduz têm aspectos variados, sendo o mais comum os dois cavalos, e frequentemente um branco, o outro preto. Esta dualidade de cor está associada à busca de equilíbrio que a carta propõe, ying e yang, luz e sombra, dia e noite. A dualidade que representam está também patente na direcção das suas cabeças e olhares, não raras vezes cada um em sua direcção. Mas muitas vezes não são cavalos, antes animais mitológicos de várias referências culturais. Seja como for, o condutor fá-los seguir em frente, geralmente armado, um militar, e frequentemente com armadura. A sua atitude é de afirmação de vontade e comando.
O Carro, uma carta de afirmação pessoal, está astrologicamente associado a Caranguejo, signo de água regido pela Lua. Lembra-me a frase de um saudoso amigo, que dizia ser o Caranguejo um animal sensíve, dentro de uma carapaça. A letra hebraica que lhe corresponde é CHETH ou CHET, a dinâmica do partir e regressar. O seu título esotérico: “O Senhor do Triunfo da Luz”.
Esta semana estaremos capazes de largar o que já não nos serve e seguir em frente, animados por uma energia positiva de afirmação pessoal. Saibamos fazer esse exercício de livre arbítrio e seguir em frente, na convicção de que vamos para melhor e na disponibilidade para descobrir o caminho. O caminho faz-se caminhando.

Clara Days
Imagem: O Carro no Tarot de Rider Waite

1 thoughts on “ENERGIA PARA A SEMANA (24 – 31 Jul) – VII O CARRO

Add yours

  1. Gosto muito da sua Página. Sou uma amante de ASTROLOGIA por isso me inscrevi no seu site, e, reçebo os seus ARTIGOS!
    Grata por tudo!

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑