Energia para a Semana 2-9/8/20:VIII / XI – A FORÇA / ENTUSIASMO

Palavras-chave: Vitalidade; energia; controle suave; motivação.
Sou um bicho, antes de tudo. Tenho um corpo que se rege por regras do instinto, com reacções espontâneas que por vezes nem controlo. Mas, como humano, fui educado para usar a racionalidade nas minhas escolhas e decisões. De onde vem o entusiasmo que me

impulsiona? Do meu lado instintivo e espontâneo, ou da razão e do controle mental? A Força diz-me que vem da combinação entre estes dois.
Quanto mais avanço na vida, mais confio na minha reacção instintiva. Quanto mais experiente, mais constato que a percepção imediata dos acontecimentos que vivo se revela certeira, ainda que eu depois processe tudo racionalmente e a lógica me possa dizer outra coisa. Na verdade, porque já vivi muito, o meu instinto está impregnado pela experiência, por isso já é mais do que instinto, é intuição. A Força fala de intuição, também.
Mas como seria o meu viver, se não houvesse entusiasmo, paixão, energia vital, para impulsionar a minha vontade? Seria certamente menos alegre e menos construtivo. Nada do que fizesse teria a força que lhe posso dar quando estou motivado para concretizar aquilo a que me proponho.
Há, em cada um de nós, uma dinâmica poderosa entre instinto e razão, e por vezes pode predominar um, ou o outro. A Força pede-me que ponha a razão no controle, mas um controle suave e cúmplice. O Entusiasmo vem da minha natureza, pujante e motivador, empurrando-me para a acção; a razão dá-lhe sentido, com disciplina e gentileza, ajustando-o ao viver social.
A influência desta energia leva-me a ser mais eu, a poder ir mais longe, mais alto, mais fundo… Vem como uma aliança entre equilíbrio e paixão, alinhados, para fazer progredir. É uma energia cheia de vitalidade e intrinsecamente alegre, que eu tempero com a dose certa de razoabilidade – mas nada que me reduza a motivação.
Assim vive a Força, em nós. Cheia de entusiasmo, coragem e paixão… Deixemo-nos guiar por ela, neste princípio de Agosto, semana de Lua Cheia de Leão.
Imagem : Tarot de Etteila, pseudónimo de Jean-Baptiste Alliette, 1770

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: