Energias para a Semana 9-16/5/21: O EREMITA (IX) E A TEMPERANÇA / ARTE (XIV)

Por Clara Days:

Palavras-chave: apaziguamento das contradições internas; auto-conhecimento com moderação; introspecção produtiva

Como aprofundo o conhecimento de mim de um modo integrador e criativo? Que ferramentas de pensamento e análise podem a diplomacia e a arte da Temperança trazer para um processo de auto-análise?

Com o Eremita, visito os meus lugares interiores num modo de estar que implica paciência e detalhe. É ao mesmo tempo uma busca e um encontro, não tanto uma descoberta. Como o respigador que procura os frutos maduros no meio da folhagem, sondo e ilumino as minhas forças e fraquezas, os anseios, o escondido, o sublime e também o inconfessável. Desse achamento resulta conhecimento, mas isso nem sempre basta para que me projecte para fora com maior grandeza.Vem agora a Temperança atribuir as virtudes alquímicas a esta viagem. Vem trazer a capacidade de pôr em contraste o que é contraditório em mim, não para agravar fissuras que me dilacerem, antes para encontrar modos integradores e criativos de combinar o que se opõe.

Quem não tem contradições internas? Quem não encontra em si uma coisa e o seu contrário, quando confrontado com as exigências e os embates da vida? Que fazemos nós dessas oposições?A proposta para esta semana, em que temos a Lua Nova de Touro, é que não apenas seja facilitado o entendimento desses elementos, que se contradizem entre si e nos trazem geralmente a dúvida e a hesitação, mas que sejamos capazes de, desse contrabalanço, fazer uma mais-valia, uma ousadia, uma nova convicção integrada. Sem contradição não há progresso, a natureza e a História ensinam-nos isso. Por que estarei então sujeito a viver o que dentro de mim se contradiz como uma maldição? Que é um desafio, certamente o é. Mas nada tem de maldito, e a sabedoria é ser capaz de usá-lo com a aliança da inteligência com a criatividade. Focar-me não tanto na resolução, em que um ganhe a outro, mas na combinação, em que o melhor de ambos se possa juntar. Quando isto se consegue, ao invés de nos paralisar, a contradição impulsiona-nos para novas soluções e novos caminhos.

Pacientemente e com confiança, usa da maior honestidade na verificação dos meus pensamentos e desejos, analisando primeiro cada factor determinante, cada detalhe; depois, medindo com abertura prós e contras, sem desvalorizar nenhum elemento, procuro a síntese criativa que combine o que se passa a tornar compatível. Encontrada uma solução, poderei ultrapassar esses obstáculos internos que provocavam dúvida e hesitação.Da contradição nasce a luz, é um conhecimento antigo. Trabalhemos os nossos contrastes internos para encontrar as saídas que nos levem para um lugar melhor.

Imagem : Vibrant Soul Tarot, de La Rose Deres, 2020

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: