No Limiar… Equinócio e muito mais..

Esta é uma daquelas semanas em que podemos ver o mundo a mudar, ou pelo menos, os primeiros passos de uma viragem cujo horizonte só cruzaremos em 2044!! É Plutão o planeta anão – não é por ser pequeno que deixa de fazer sentir a sua passagem- que entra, dia 23, quinta feira no signo de Aquário onde vai permanecer nos próximos 21 anos. Porque simbolicamente o Aquário representa o colectivo, a sociedade, o trânsito de Plutão neste signo transformará certamente as estruturas sociais tal como as conhecemos, ao longo da sua passagem. A última vez que esteve em Aquário ainda nem sequer era conhecido, porque só foi descoberto em 1930 no signo do Caranguejo e a sua presença ficou assim associada tanto às pulsões da psique pela primeira vez enunciados por Freud e Jung como as pulsões nacionalistas do colectivo que se revelaram dramaticamente na II Guerra Mundial e Holocausto. A última vez que esteve em Aquário, no seu ciclo de 248 anos, foi entre 1777 e 1797, o auge do Iluminismo, o racionalismo e o individualismo a abrirem as portas a revolução americana e a revolução francesa, a primeira cooperativa de alfaiates em Birmingham e ao conceito Aquariano de liberdade, fraternidade, igualdade que ainda hoje é um valor colectivo apesar de não o ser em todo o lado e poder mesmo estar a ser posto em causa. Se os sistema feudal começou a acabar da última vez que Plutão entrou em Aquário e a revolução industrial deu os primeiros passos, também agora vamos assistir out participar em mudanças políticas/sociais e certamente na revolução energética e cibernética que estão latentes. Tudo o resto é especulação excepto a certeza de que o mundo está a mudar de rumo, o que é diferente das mudanças, crises ou coisas boas de todos os dias.

Esta semana, não só Plutão entra em Aquário como Marte ingressa em Caranguejo e temos o arranque do ano nov astrológico com o equinócio de Primavera horas depois seguido de uma Lua Nova em Carneiro. Como é que podemos traduzir estas energias? São de facto vários começos, ou melhor um só começo com muitos atributos. A saída de Plutão de Capricórnio – apesar de até 2025, pelas suas retrogradações ainda voltar a este signo – significa que as profundas mudanças estruturais no sistema político e financeiro estão praticamente terminadas. O que estava podre e ainda não caiu cairá até 2025 mas já é tempo de começar a usar o poder para construir o futuro com a entrada em Aquário e a acção nesse sentido recebe a força do equinócio e Lua Nova- Sol e Lua em Carneiro, signo de começos e acção, com Marte seu regente a avançar para Caranguejo o que nos diz que tudo começa em casa, em família, no país, nas tradições. Marte não está bem em Caranguejo, a sua acção fica muito dependente das emoções, entra em conflito antecipando as percas, sabe que nada é garantido mas quer defender a sua segurança e não quer estar sozinho nesse processo- não fosse o Caranguejo o signo das amarras familiares, nacionais. Mas se Marte se tiver de manifestar é porque está ameaçado e as mudanças da semana vão certamente causar grandes ansiedades individuais e colectivas se estivermos fixos nos nossos hábitos, posses e poderes. Mergulhar no inconsciente, usar Plutão para prescrutar a alma, o espírito, a mente, os impulsos e obsessões para nos vermos livres de prisões pessoais e não irmos atras de movimentos sociais de moda é um exercício lento mas adequado ao trânsito do planeta da invenção da bomba atómica e do inconsciente colectivo. Só assim Marte em Caranguejo, impulsionado pelo Sol e Lua em Carneiro, evitará tiros no pé. Parece inevitável dados os antecedentes históricos que o trânsito de Plutão em Aquário não se manifeste como uma pulsão de reforma e revolução da sociedade, seja na forma como está organizada seja pelo uso de novas tecnologias – isto porque Plutão começa por revelar sempre o que não está bem. Neste signo será nas áreas político/ sociais ou no mundo da inovação onde corrupção, créditos malparados, interesses ilegais vêm ao de cima para ser contestados.

É de facto uma semana intensa na na política, na sociedade, nas finanças. Vénus continua em quadratura a Plutão e aproximar-se de uma conjunção a Urano em Touro no dia 31, dia em que a Lua também fará oposição a Plutão. Nesta terça e quarta a Lua faz quadratura a Plutão e isso dará indicações para o que se desenrola nas finanças no fim do mês. Marte está também toda a semana em quadratura ao Sol, estando quadrado também à Lua no equinócio, sinal de granes tensões entre o que se quer fazer e o que se faz. A Lua conjunta a Urano sexta e sábado também nos alerta para o fim do mês. É um arranque de ano astrológico complexo, difícil, mas revelador das próximas etapas e do que há que fazer para um mundo melhor- começando por não ter medo de mudar!

Tela de Georgia O´Keefe 1887-1986

R.I.

AULA/CONVERSA : O TEMPO DO CARNEIRO

Segunda, 3 de Abril as 21 Horas por Zoom. Pre-inscrições por mail rositaiguana@mac.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: