Por Clara Days:
Ideias-chave: vida organizada, com esperança; responsabilidade e inspiração; entre a estrutura e o anseio.
De volta a esta página, trago-vos hoje a visita do Imperador, a pedir estrutura e ordem, acima de tudo. Quando o Arcano Quatro nos vem inspirar, o desejo de estabilidade sobrepõe-se e leva-nos a tomar decisões de índole prática, caracterizadas pelo seu realismo e bom senso.
Para o Imperador, a vida precisa de estar bem balizada e sem margem para surpresas. Ele regula o que é público e social, com autoridade e alguma dose de autoritarismo. É o Pai simbólico, o chefe, de acordo com a visão tradicionalista do papel “masculino”. O seu número 4 relaciona-se com a ideia de “quadrado”: sólido e estável, resistindo à mudança. Este Arcano ajuda-nos a “arrumar a casa”, após tempos conturbados, chama-nos à responsabilidade, obriga-nos à regra e à disciplina, como bases do bem-estar social e material.
Só que, desta vez, a Estrela vem acompanhá-lo. Ela não brilha no céu, não: acende-se dentro de nós, feita de sonho e esperança em dias melhores. A Estrela é a luz invisível que nos dá alento nos momentos de escuridão, a confiança íntima de que, no fim, tudo o que mais desejamos dará fruto. Orienta-nos o sonho para ideias de tempos mais justos, de dias fraternos e felizes. É com recurso a ela que temos a capacidade de suportar sofrimento e iniquidade, para os ultrapassar depois.
Poder-se-á agora pensar que estamos a trabalhar com energias de sinal contrário, mas não é isso: Imperador e Estrela coexistem em diferentes esferas, como que com vidas paralelas: enquanto que o primeiro se foca e consuma na esfera prática, no real concreto do dia a dia, a segunda subjaz a nível mental, e quanto mais consciente melhor. Assim, com o Imperador regulamos os dias e pomos a vida “em ordem”, enquanto que a Estrela nos inspira a aspirar por algo melhor e mais elevado que nos oriente para um futuro por que nos possamos nortear. O Imperador mantem-nos alerta e activos, ocupados com o que é prático e que necessita de ser posto em acção, a Estrela dá-nos o ideal, alimenta-nos a esperança de que algo mais puro e verdadeiro estará ao nosso alcanca.
Assim, temos pela frente uma semana que tem tudo para poder ser positiva. Activemos o nosso lado prático, organizemos a nossa vida de um modo mais estruturado, procurando estabilizar o que esteja ainda instável, mas não deixemos de confiar que há um futuro mais risonho por que vale a pena esperar.
Imagem : Law of Attraction Tarot, de Lo Scarabeo, 2011
Por Clara Days:
Deixe uma Resposta