Confusão, atrasos, incertezas e a pulsão para agir de forma agressiva ou ser vítima de violência, são a marca mais forte que os planetas podem imprimir ao longo de Agosto.
Mercúrio retrógrado oposto a Neptuno de 3 a 28 de Agosto:
Complicações e revisão da matéria
O mês começa com a retrogradação de Mercúrio, o planeta das comunicações, que vai recuar do primeiro grau de Virgem até 18 graus de Leão a 28 de Agosto. Mercúrio retrógrado é conhecido por alimentar atrasos, quebras de comunicação, problemas de transportes, complicações electrónicas e a obrigar-nos a rever os detalhes de acordos, programas, projectos, etc. Este mês, numa primeira fase temos de estar atentos aos detalhes que escaparam, na segunda fase, ao conceito que os move. Mais ainda, porque Mercúrio está em oposição a Neptuno, um véu difuso pode perturbar-nos a visão e complicar a análise das situações ou a expressão real do entendimento. É bom ter paciência, estar preparado para rever muita matéria e aproveitar o efeito de Neptuno, não para alimentar incertezas, mas sim para a abertura a outras dimensões, em que a fantasia ou a compaixão possam ser a via de resolução de conflitos. Tudo se torna mais claro e eficiente a partir de 28 mas é preciso esperar até 11 de Setembro para que Mercúrio volte a Virgem e a minúcia atenta impere de novo.
Marte quadrado a Urano e oposto a Plutão de 8 a 13 de Agosto:
O “esticar da corda”
Este é um aspecto explosivo, de alta tensão, com impacto possível tanto através da acção das forças da Natureza, como da política, economia ou sociedade e também na vida de cada um. Há ciclos da história que são pontuados pelos trânsitos de Urano a Plutão, ciclos de ruptura e transformação das condições existentes. Desde 2010 e até 2015 Urano e Plutão estão em interacção, em quadratura, o que significa obstáculos ou desafios que têm de ser ultrapassados mas em condições que associamos a um “esticar a corda” até que rebenta. Plutão em Capricónio quer mudar as estruturas de poder, a ordem existente, Urano em Carneiro representa uma nova inteligência das coisa, um ímpeto de mudança, a radicalização das forças do colectivo. Como se não chegasse já a tensão entre ambos, este mês Marte, o planeta da acção, do fogo da vontade, trânsita em Caranguejo, ou seja naquilo a que consideramos nossa casa, nossas raízes, nosso país, nossas origens provocando explosões que nos libertam a bem ou a mal do equilibrio de forças vigente. No entanto, os comportamentos agressivos agitados por este Marte, por estar em Caranguejo, são máscaras de vulnerabilidade e podem também ser vividos através de uma passividade provocadora que não deixa de causar danos e suscitar respostas imprevisiveis.
Lua Cheia em Aquário a 13 de Agosto:
Em cheio, pelo mundo
Oposta ao Sol e a Vénus, esta Lua Cheia de Aquátio enfatiza o nosso papel em sociedade e puxa pelo exagero ou extravagância. Acima de tudo é o momento de vermos o todo, estarmo atentos às necessidades da familia ou do grupo e mesmo do mundo e deixarmos para trás o narcisismo, egocentrismo e vontade de dominar que exercemos nas vésperas desta Lua.
Vénus conjunta ao Sol, em Leão, oposta a Neptuno, de 13 a 21 de Agosto:
O bom do Verão
Reina o amor, o bem-estar e o desejo do belo e do bom. O optimismo, a vontade de cooperar, o interesse pelas estética e pela justiça são a marca desta período de Agosto, muito cheio de ilusão ou idealismo, o calor do sonho, antes da entrada do Sol em Virgem…
Sol em Virgem, a partir de 23 de Agosto:
O detalhe obrigatório
Do Sol em Leão, para o Sol em Virgem, deixamos de querer ser o centro das atenções dos outros ou acharmos que estamos no centro do mundo e passamos a ser o centro do nosso mundo. Preocupados com o detalhe, servimos os nossos interesses ou os interesses dos outros se for esse o nosso interesse…O perfectionismo, eficiência e atenção ao pormenor imperam no cuidado com o nosso corpo, os nossos objectivos, os nossos projectos e a nossa expressão individual. Mas cuidado, a vida pode também tornar-se um caos de detalhes sem fio condutor inteligivel.
Jupiter retrógrado a partir de 13 de Agosto:
Contenção e poupança
O planeta da expansão, em trânsito em Touro, ao entrar retrógrado nos próximos quatro meses traz contração financeira, atenção aos recursos próprios, à poupança a todos os níveís da existência. Boa altura para encher a despensa e fazer planos de controlo de despesa.
E depois vem Setembro…

Deixe um comentário