Leia, comente, divulgue

Quem vai sentir mais os sinais de mudança nesta Primavera 2015? A  extraordinária lista de aspectos astrais das próximas semanas – a última quadratura exacta de Urano a Plutão, um eclipse total do Sol, um eclipse da Lua etc… publicada ontem  é suficiente para antevermos a intensidade com que se vão desenrolar os acontecimentos durante esse período, mas aqui fica uma tentativa de maior precisão quanto a quem e como é directamente apanhado neste enredo astral.

De 15 de Março a 15 de Abril, Plutão e Urano estão em quadratura entre os 15 e 16 graus de Carneiro.

Balanças, Carneiros, Capricórnios e Caranguejos do segundo decanato são quem mais pode sentir este trânsito que pede MUDANÇA profunda nas relações, nas iniciativas, nas estruturas e no sentido do que é a  segurança emocional.   Mas quem tiver planetas do seu horóscopo, seja a Lua, seja Saturno, seja outro qualquer, cerca dos 15 graus desses signos, deve sentir a pressão de transformação das energias que esses planetas representam e nas áreas de vida correspondentes à casa onde caem.

Exemplo geral – Lua a 15 graus de Capricórnio na casa 3- tempo de mudar profundamente o sentido da ambição, conquistar segurança em áreas novas, abandonando velhas estruturas e dependências familiares, domésticas  e redefinindo a forma de comunicar dentro de novos sistemas.

Outro exemplo- Saturno a 15 graus de Balança na casa 7- tempo de aliviar pesos nas relações, responsabilidades em sociedades, limites auto-impostos ao equilíbrio das relações.  Há que estar aberto a separações ou novas alianças.

Em termos colectivos, são os países e governantes em cujos horóscopos estes graus estão ocupados por planetas ou em ângulos que serão os mais afectados- A título de exemplo, Putin e a Rússia  estão muito em foco. Mas há mais…

15 Março- Saturno retrógrado em quadratura a Mercúrio em Peixes.

Saturno fica retrógrado até Agosto e vai estar entre os graus 4 de Sagitário e 28 de Escorpião. Assim, quem tiver nascido entre os dias 17 e 24   de Novembro ou de Abril, Agosto ou Fevereiro é quem mais vai sentir a obrigação de se deixar de fantasias e pôr ordem nas ideias, definir princípios condutores, desenvolver um novo sistema “filosófico” que o guie, mas com pragmatismo e perspectivas a longo prazo, sem gastos inúteis.

Em termos coletivos, como Neptuno rege o petróleo, e Saturno em Sagitário esteve sempre no passado associado ao peso das estruturas religiosas  e recessão económica, podemos pensar que este ano- já que Saturno só volta aos 4 graus em Novembro- será um ano  com contínua baixa dos preços do petróleo, riscos de recessão econômica e fundamentalismos religiosas e também em que a restruturação do crescimento económica e da actividade bancária regida pelo Sagitário vai ter novos controlos.

20 de Março- Eclipse total do Sol a 29 graus 27 de Peixes as 09.46 GMT

20 de Março- Equinócio da Primavera, Sol em Carneiro às 22.46 GMT e Lua em Carneiro às 10.29 GMT

Um eclipse total do Sol no Equinócio, em plena quadratura de Urano a Plutão é um sinal fortíssimo de queda de alguém das alturas e subida de outras estrelas…. No passado os eclipses anunciavam as reviravoltas imperiais, ascensão de reis, morte de outros.  Hoje em dia e neste quadro de mudanças estruturais de Urano a Plutão também não parece arriscado dizer que esta semana pode ter grandes mudanças políticas. Como o eclipse é em Peixes,  os dirigentes espirituais  podem ser os mais afectados e achei atempado ontem ver nas notícias que o Papa disse em entrevista que não queria ficar muito mais tempo no cargo e pensava seriamente em demitir-se , mais ano menos ano- faz sentido as suas palavras em vésperas de eclipses mas vamos ver quem mais acusa o toque- sem esquecer as eleições em Israel no dia 17 e as consequências da eventual mudança de primeiro-ministro em relação ao eleitorado religioso, mais a doença do Ayatola iraniano, internado etc..

Quem fizer anos em volta do 20 de Março, tem neste eclipse a oportunidade de elevar o grau de consciência espiritual, perceber melhor o que anda a fazer, o sentido das coisas e tem que estar pronto a dar a cara pelo novo caminho.

31 de Março- Marte em Touro às 16.28 GMT

Marte em Touro ajuda-nos a teimosamente irmos atrás, com toda a energia, da concretização dos nossos objectivos, palpáveis, materiais.  Defender a segurança de valores é o que mais interessa, defender o que é nosso. Não há pressas, nem flexibilidade.  Marte fica em Touro até meados de Maio e há que aproveitar este tempo para activar um sistema seguro em dinheiro e matéria sejam protegidos . Claro que há sempre um lado sombra e quem tiver no seu horóscopo natal um Marte difícil pode fazer exactamente o contrário e gastar o que tem e o que não tem, mas com cuidado é boa altura para cavar a terra, semear, fazer investimentos seguros, aplicar a energia em bens e resultados palpáveis. Claro que são os do signo do Touro quem mais vai sentir a força sólida deste Marte, os Escorpiões vão ser empurrados para definir o que é seu e o que não é enquanto Aquários e Sagitários, contrariados, vão ter de lidar com as coisa práticas da vida e sentir na pele as tensões da mente.

3 de Abril- Sol em Carneiro em trígono a Júpiter em Leão

Quem tiver nascido entre o dia 1 e 4 de Abril aproveite bem este trânsito para fazer o que acha que tem que fazer! Tudo é facilitado, energia não falta e objectivos também não. Em termos colectivos isto pode ter riscos porque também incita à guerra em defesa da identidade e já há conflitos em abundância que podem ter neste trânsito mais ímpetos expansionistas.

4 de Abril- Eclipse parcial da Lua a 14 graus 24 de Balança, activando a quadratura de Urano a Plutão

Se nos eclipses do Sol há que adquirir uma nova consciência, vitalidade, nos da Lua há que repensar emoções, instintos, carências, família ou tudo o que representa a nossa fonte de segurança emocional primordial. São como semáforos que nos obrigam a parar, repensar e seguir noutra direção. Este eclipse da Lua afecta todos os casos acima descritos no primeiro parágrafo já que o eclipse activa a quadratura de Urano a Plutão, fazendo oposição a Urano e quadratura a Plutão. Será tempo de dizer adeus a certas relações e desenvolver novas alianças, abandonar dependências ou sociedades e procurar outros equilíbrios nas relações pessoais, profissionais, políticas ou diplomáticas. A Lua rege nos horóscopos políticos a oposição e a população em geral e será tempo de esta se querer fazer ouvir, principalmente porque o Sol em Carneiro em trígono a Júpiter em Leão  dá toda a confiança para se afirmar o que se quer.

 7 de Abril- Mercúrio a 15 de Carneiro activa a quadratura de Urano a Plutão

São sempre os mesmos, quem nasceu no segundo decanato de Balança, Carneiro, Capricórnio e Caranguejo os mais afectados e, depois do impacto emocional das alterações nas relações coincidentes com o eclipse da Lua, a posição de Mercúrio conjunto a Urano e quadrado a Plutão obriga a falar dos problemas, soltar a língua para resolver os questões, partir noutra direcção, física ou mental que mostre bem que estamos noutro caminho, que deixamos para trás estruturas, hábitos, relações e vamos poder agir e falar de outra maneira. No entanto, é preciso estar atento e dominar a mudança para não sermos vítimas de nós próprios.

9 de Abril- Júpiter directo a 12 graus de Leão

Tudo o que desde 9 de Dezembro parecia não poder desenvolver-se , vai agora crescer, abrir novos horizontes, dar força individual e criativa aos Leões de signo e a todos os que tiverem planetas e ângulos neste signo. Leões, Aquários, Escorpiões e Touros do segundo decanato são quem mais vais sentir a moção direta de Júpiter, orgulho, sentido de identidade que tem de ser equilibrado com o sentido de posse e partilha. Até 12 de Agosto, Júpiter em Leão ajuda cada qual a definir-se melhor.

15 de Abril- Plutão retrógrado a 15 graus 33 de Capricórnio

E pronto, chegou ao fim este período mais intenso do ano…. Plutão fica retrógrado até finais de  Setembro, fez nestas semanas a sétima e ultima quadratura exacta a Urano, que desde 2012 tem vindo a pontuar as crises de transformação pessoal e colectiva e temos assim uns meses pela frente para incorporar todas as novas directrizes saídas desta ultima quadratura e eclipses.  Urano e Plutão ainda vão estar em quadratura apesar de não exacta no final do ano e principio de 2016 mas podemos dizer que é agora nestas quatro semanas que ficam lançados os dados das grandes mudanças sistémicas nas nossas vidas pessoais e na gestão do mundo. A retrogradação de Plutão permite aplicar as mudanças, rever os processos de transformação definidos e ajustar as ordens de grandeza do que está a ser feito, quem manda, o quê e onde..

O conhecimento do horóscopo pessoal facilita a compreensão do impacto dos aspectos acima mencionados mas em geral , com maior ou menor tensão, seja porque estamos a viver as mudanças ou a assistir a elas como processos externos, há que estar consciente do potencial transformador- para melhor que estas quadraturas e eclipses permitem. A libertação de estruturas podres, corrompidas, seja no telhado da casa seja na banca ou na política é o que é preciso conscientemente activar, sem medo do desconhecido- Jupiter em Virgem a partir de Agosto vai ajudar nos detalhes que agora parecem impossíveis de antever… E Saturno directo em Sagitário, também em Agosto, depois das contas pagas pela sua última passagem no Escorpião, vai permitir separar trigo do joio e definir novos princípios realistas de conduta e organização pessoal e colectiva. A cabeça do dragão ou Nódulo Norte, em Balança até ao fim do ano, manda um recado simples mas importante- é a negociar, a dois, em paz, com as contas certas, que temos de fazer caminho.

A imagem é uma fotografia tirada pelo telescópio Fermi, da NASA, de uma estrutura até agora desconhecida, no centro da nossa galáxia.

Anúncios