Uma configuração rara em forma de papagaio, também chamada diamante, une hoje nos Céus um grande trígono de Fogo – entre Júpiter conjunto a Vénus em Leão, Urano em Carneiro e Lua em Sagitário- com o Ar de Mercúrio em Gémeos. São polaridades masculinas, Fogo e Ar, com enorme potencial de realização que nos estimula a ir mais longe, fazer diferente, inovar e usar todo o potencial criativo. A chave do aspecto passa na resolução da tensão provocada pela oposição Lua/ Mercúrio que pode resolvida com o apoio de Júpiter, Venus e Urano.  Ousadia, entusiasmo, energia, optimismo, revolução de ideais e de identidade, viver novas verdades é o que se deseja, mas para isso é preciso lidar com a contradição entre o que se diz e o que sente, simbolizada pelas posições antagónicas da Lua e Mercúrio. A oposição ilustra a polaridade entre as qualidades que projectamos sobre os outros e as respostas à altura dessa expectativa que esperamos dos outros. O espelho raramente satisfaz e daí a tensão provocada por este aspecto que só se resolve quando analisamos padrões e pulsões e nos abrimos ao diálogo.

As possibilidades de sucesso são muitas e sentimos-nos inspirados para encontrar saídas porque este papagaio ou diamante de Fogo é o aspecto que permite não só o sonho como a sua concretização apoiada na crescente oposição entre Marte e Sol em Caranguejo a Plutão em Capricórnio. A segurança, tradição, valores familiares, domésticos, tribais ou nacionais são os que queremos salvaguardar mas qualquer coisa vai ter de mudar. A oposição entre Sol e Plutão é uma batalha entre o poder pessoal e as forças externas, uma batalha de vontades extremadas, uma pressão que se revela em toda a sua força explosiva. É tempo de reconhecermos as pulsões, compulsões ou instintos que nos movem e que levam a manipulações da realidade ou mesmo violência e aproveitar este aspecto para mudar o que tiver de ser mudado, para melhor ou seja, livre de amarras a seguranças antigas, agora desnecessárias. Como Neptuno também está envolvido devido ao trígono ao Sol que antecede a oposição a Plutão, as transformações profundas e resolução de conflitos passam necessáriamente pelo sonho ou visão que tivermos do futuro. Está na hora de sonhar e tornar os sonhos realidade. A Lua Cheia em Capricórnio na madrugada de dia 2, GMT, vai revelar a ambição e estruturar o mergulho no futuro com os pés na Terra.

A imagem é da NASA, uma configuração de diamante nas estrelas do Céu da constelação das Pleiades. Créditos para Robert Gendler

astro_w2gw_66_carta_do_dia.60412.36114

m45kite_gendler_c1

Anúncios