Por Clara Days.
Palavras-chave: Combinação; moderação; espiritualização; equilíbrio.
A Temperança, ou Arte, arcano maior 14, vem inspirar-nos nesta primeira semana de Maio. Representa o princípio da integração dos opostos, a busca de um equilíbrio transformador.
Temperar tem aqui o sentído alquímico, correspondendo à mistura certa que, composta de várias substâncias, cria o novo. Assim, no Tarot, da combinação de elementos menos nobres e opostos, mas devidamente integrados, surge a capacidade de…atingir um patamar espiritual mais elevado.
A moderação é a atitude dominante que nos é pedida. Todo o processo que esta Arte nos propõe presume paciência, justa gestão das expectativas e disponibilidade para compromissos. A nível interno e pessoal, a Temperança exige uma busca de equilíbrio entre consciente e subconsciente, entre o ser, o sentir e o fazer. Num sentido mais colectivo, presume cooperação. Simbolicamente, propõe a transmutação, a transformação criativa.
Harmonia de contrastes, eis também o que esta carta nos sugere. Integrando diferentes pontos de vista, alarga-nos o horizonte das possibilidades, permitindo um espectro mais amplo de soluções. E porque pressupõe uma atitude de justa tolerância, permite a liberdade de escolher qualquer caminho, sem pressões externas ou constrangimentos pessoais. Há harmonia entre intuição e emoção.
A representação visual das cartas alude à mistura dos elementos, com abordagens essencialmente em duas direcções: nuns casos, um arcanjo, ou mulher alada, junto de um curso de água que flui, derrama líquido (“essência”) de uma vasilha para outra, em percurso oblíquo, num exercício de desafio às leis da gravidade. Tem geralmente um pé em terra e outro na água, conciliando os elementos. E é acompanhado de símbolos de poder espiritual, o símbolo do Sol ou o triângulo dentro do quadrado, o “septenário”.
Outras versões representam, como símbolo, o caldeirão da mistura alquímica. A ele podem estar associados animais-símbolo dos elementos primordiais – touro, leão, águia ou anjo. Quem realiza a mistura pode ser uma personagem singela ou mais elaborada: por exemplo, na versão de Crowley tem duas caras, uma diurna, solar, a outra sombria, lunar. É geralmente uma personagem feminina, nestes casos.
O arcano 14, Temperança ou Arte, está astrologicamente associado a Sagitário, o signo dos largos horizontes. A letra hebraica que lhe corresponde é SAMEKH ou SAMECH, o Ciclo Infinito. O seu título esotérico: A Filha dos Reconciliadores, a Parteira da Vida.
Esta semana precisamos de moderação, conciliação e equilíbrio. Pode não ser o momento para grandes avanços, antes um tempo de acertar caminho, renovar energias e planear o futuro. Em harmonia e cooperação.
Boa semana!
Clara Days
Imagem: Tarot Il Menneghello Soprafino

13091967_273564332983148_1020473010050468089_n

Anúncios