Por Clara Days:
Palavras-chave: fecundidade; natureza; sentidos; forças da vida.
Ela é a essência feminina seu lado terreno, fecundo, maternal. Representa a natureza e a vida, a interacção entre os seres, a fecundidade. Gaia, a Mãe-Terra, a Grande Mãe, poderiam ser outros nomes para este Arcano Maior 3. Fecunda e protectora, sob a influência da Imperatriz a criação afirma-se, no seu esplendor.
É tempo de nutrir, de acarinhar, de cuidar, tanto dos outros como também de nós. Se na semana passada procurámos o equilíbrio interior com a Força, agora é o nosso lado terreno que é convocado. A Imperatriz pede atenção e dedicação ao nosso corpo físico, às coisas concretas e naturais.
O poder da Imperatriz não é mental nem particularmente espiritual, antes terrenamente poderoso. Acorda-nos os sentidos e as sensações. Pede que olhemos e respeitemos o que somos no nosso corpo físico, que procuremos o bem-estar no que a natureza dá – o sol, a brisa, os alimentos, o sono… Que cuidemos também dos outros e das suas necessidades.
As representações desta personagem-arquétipo, nos diferentes baralhos, associam-na aos elementos naturais, a flores, ao campo. Embora possa estar sentada no seu trono, com o escudo aos pés (o escudo com a águia real que lhe confere um poder instituído), há sempre doçura na Imperatriz, uma postura natural e acolhedora. Muitas vezes surge coroada de flores ou estrelas, sem atavios ou adornos pomposos. Frequentemente, é representada grávida. Flores, frutos, espigas ou outros símbolos de colheita acompanham o cenário, em celebração da fecundidade. Recentemente, baralhos mais alternativos colocam-na em cenários contemporâneos mas há sempre algo de protector, de cuidador, no seu olhar e na sua postura.
Astrologicamente está associada ao planeta Vénus, que representa a atracção entre os seres. A letra hebraica que lhe corresponde é DALETH, a porta. O seu título esotérico é “A Filha dos Poderosos Uns”.
Esta semana estaremos ligados à terra, no sentido mais nobre do termo. Seremos influenciados pela energia benevolente deste Arcano III, a Imperatriz / Mãe. Pode ser um tempo reconfortante, amável, virado para os sentidos e não tanto para a razão.
Uma semana para nos sentirmos bem na nossa pele.

Clara Days
Imagem: “A Imperatriz” no no Tarot de Visconti-Sforza

Anúncios