Energia para a Semana 8-15/3/20-XII O DEPENDURADO

Por Clara Days:

Palavras-chave: passividade; altruísmo; espera; transcendência.

Que faço, quando nada posso fazer? Como encaro a vida, se não posso controlar as minhas circunstâncias? É mais difícil esperar do que intervir, mais difícil transcender do que sofrer. Estou à altura deste desafio?
Perdoem-me os leitores, pois não sei se a carta saiu para todos, ou para mim. Mas a energia do Dependurado, que apela à Transcendência (representa o seu princípio, entre os Arcanos Maiores do Tarot), não é uma energia negativa. Será antes a força da passividade, nos momentos em que a vida nos coloca perante algo maior em que não podemos / devemos intervir.
Se o Dependurado está parado, não é porque lhe seja indiferente o rumo dos acontecimentos, mas porque este não é o seu momento para agir. Saber esperar é uma difícil virtude, que se aprende e treina.
Eu diria que saber esperar implica saber olhar para o que nos aflige como se fosse de fora, ganhando uma distância que nos “desaflija” e “desapaixone”; assim, quem sabe, saberemos ver melhor, encontrar outros pontos de vista, descobrir saídas.
O Dependurado exige a grandeza do altruísmo, um auto-controle em que talvez a Fé seja o que nos mantém suspensos, sem cair. Esta Fé não precisa de ser religiosa, embora, geralmente, a consideremos nessa acepção: pode haver fé no futuro, fé na força do amor que há entre as pessoas, fé na sabedoria das forças da natureza.

O Tarot de Osho Zen chama ao Arcano Maior 12 “A Nova Visão”, outros atribuem-lhe nomes como “Apostolado”, “Traidor”, “Inversão”, “Provação”, “Teste”.
A carta foi erroneamente designada como “Enforcado”, durante muito tempo, numa tradução grosseira para o português. Ora, um enforcado está pendurado pela cabeça, o intuito é que morra, seja pela sua mão, seja pela de outros. O Dependurado está numa posição completamente diferente, suspenso por um pé, em pose quase ritual, com um ar sereno. É sacrifício, devoção, escolha? Pode ser qualquer uma destas, mas não conduz à morte, antes à meditação e à auto-superação. O Dependurado representa um estado de passagem, entre uma etapa e outra, num momento em que precisamos de nos aperfeiçoar, espiritualmente.
A letra hebraica que corresponde a esta carta é MEM, a fonte da sabedoria. O número 12 possui fortes significados simbólicos na história, religião, astrologia e magia. O ano é composto por 12 meses, 12 são os signos chineses e também os do Zodíaco; Hércules teve 12 trabalhos, Jesus Cristo teve 12 Apóstolos, a Távola Redonda do mito arturiano tinha 12 cavaleiros… Título esotérico do Arcano: O Espírito das Águas Poderosas.
Astrologicamente, corresponde ao planeta Neptuno, a partir do deus dos mares do panteão romano. Com o seu tridente, ele provoca tempestades. Assim é um pouco o significado deste planeta, na astrologia: bem-intencionado, mas capaz de provocar estragos. Tem o seu domicílio em Peixes, por onde neste momento transita o Sol. Está ligado ao misticismo, à mediunidade, à compreensão intuitiva; mas também ao caos e à desorganização interior. Conheci quem o caracterizava como sendo um “Júpiter desastrado”.

Que fazer, esta semana, se o recado é não fazer?
Observemos, tentemos ganhar alguma distância emocional em relação ao que nos tem afligido. Tentemos transcender, elevar-nos acima dos problemas, não para os desconsiderar, antes para ter a oportunidade de ver novas soluções que poderemos aplicar, no futuro.
Deixo-vos com esta mensagem: Let it be…

“When I find myself in times of trouble
Mother Mary comes to me
Speaking words of wisdom
Let it be
And in my hour of darkness
She is standing right in front of me
Speaking words of wisdom
Let it be

Let it be, let it be, let it be, let it be
Whisper words of wisdom
Let it be

And when the broken-hearted people
Living in the world agree
There will be an answer
Let it be
For though they may be parted there is
Still a chance that they will see
There will be an answer
Let it be

Let it be, let it be, let it be, let it be
Yeah, there will be an answer
Let it be
Let it be, let it be, let it be, let it be
Whisper words of wisdom
Let it be

And when the night is cloudy
There is still a light that shines on me
Shine until tomorrow
Let it be
I wake up to the sound of music
Mother Mary comes to me
Speaking words of wisdom
Let it be “

Paul McCartney

Imagem : Tarot Ananda, de Ananda Kurt Pilz, 2001

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: