Energia para a Semana 15-22/3/20-VIII / XI – A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO

Por Clara Days:
Palavras-chave: responsabilidade; objectividade; reajuste; causa e efeito.

Nunca vivemos, colectivamente, uma época que assim nos desafiasse, na consciência do nosso papel individual perante a realidade comum. Por isso, ajustemo-nos. Assumamos plenamente a nossa responsabilidade e tomemos as decisões que pudermos, o mais equilibradas possível, procurando ser Justos.
Vivemos tempos difíceis, com contornos únicos. A Justiça / Ajustamento pede que assumamos olhá-los com a máxima responsabilidade, porque não se trata de cada um de nós, trata-se de todos. Toda a decisão que tomamos tem consequências, para nós e para os outros.
Há duas maneiras válidas de lidar com as nossas circunstâncias: transformando-as para melhor ou assumindo-as como condicionantes incontornáveis, perante as quais encontramos o nosso modo de estar, compatível com a nossa verdade, mas sem combater o que seja mais importante ou forte do que nós. Ajustando-nos.
A Justiça fala da procura do equilíbrio, do esforço para atingir a imparcialidade, e isso pede que sejamos humildes e objectivos, na análise do que nos rodeia. Sendo a primeira carta do segundo septenário, leva-nos para o “reino da consciência do ego e da realidade terrestre”, isto é: saber quem somos perante o mundo e os outros.
O Tarot de Osho Zen chama ao Arcano Maior 8 “A Coragem”. Estes tempos exigem coragem de todos nós.

As imagens das cartas, na sua grande maioria, mostram a mulher com a balança numa mão e a espada na outra, símbolo da justiça nas sociedades. Procuremos imagens alternativas, se quisermos. Mas pensemos sempre na balança de dois pratos, onde argumento e contra-argumento se procuram equilibrar, o certo e o errado, o simples e o complexo, o pessoal e o colectivo. Não nos fixemos em qualquer posição radical.
O baralho de Raider – Waite dá a esta carta o número 11, sem lhe alterar os significados. O 8 representa, na numerologia pitagórica, sabedoria e liderança, enquanto que o 11 é um número-mestre, de grande poder. A letra hebraica que está associada ao Arcano Maior Justiça, ou Ajustamento, ou Coragem, é LAMED, a aspiração ou contemplação pelo coração. Título esotérico deste arcano: a Filha dos Senhores da Verdade ou o Controlador da Balança.
Astrologicamente, referencia-se ao signo Balança, cardinal de Ar. Por ser cardinal, tem a centelha do que começa, disponível para escolher caminhos e aprender, o princípio de uma estação. Por ser de Ar, fala da mente e da comunicação. É regido por Vénus, planeta de concórdia e afecto. Balança fala de hesitações e escolhas, não porque desconfie, antes porque quer encontrar sempre o melhor rumo. Fala de relações, do Eu perante o Outro.

Na semana passada, tivemos o Dependurado. Eu própria me espanto com a verdade que se veio a revelar, de forma tão global, pelo mundo fora: a de que perante o inevitável, desta vez, devemos saber ficar parados e deixar quem tem o saber e a autoridade decidir.
Hoje, vem a Justiça lembrar que somos responsáveis pelas nossas escolhas e actos, porque todos têm consequências. Vem pedir-nos que nos ajustemos, que estejamos à altura das circunstâncias e sejamos corajosos.
Sabe-se tão pouco! Deixemos aos que mais sabem o poder de decidir e sejamos humildes e disciplinados, confiando nas decisões que nos possam vir a ser impostas.
A balança do equilíbrio da humanidade está em solavancos. Não pode prever-se se, como ou quando haverá um equilíbrio em que possamos confiar.
Mas cada um de nós pode fazer a sua parte e manter viva uma outra confiança, a de que todos remamos o mesmo barco. Todos precisamos de ser corajosos.

Dedico esta leitura aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde do meu país, os mais Corajosos de todos nós.
Bem hajam.

Imagem : Tarot New Era Elements, de Eleonor F. Pieper, 2018

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: