Por Clara Days:
Palavras-chave: pertença; ideologia; conformidade; busca espiritual.
No meio do medo e da incerteza, vem o Hierofante apelar ao nosso sentido de pertença, vem pedir que acertemos o compasso do nosso coração com o dos outros, para nos podermos apaziguar e encontrar caminho.
Ele é uma criatura do espírito, certamente, mas é também da Regra. Guardião da chave da sabedoria, usa as palavras e os rituais, que para muitos são sagrados, para trazer solidez à nossa estrutura moral (por que não moral? palavra em desuso…).
Podemos pensar no Hierofante na primeira pessoa, como o Eu que busca a sua própria verdade. Mas, hoje, para esta nossa semana, vejo-o na sua qualidade de guardador dos espíritos, apontando um caminho, enquanto nos pede conformidade e aceitação das regras.
O ser humano é um animal social. A identidade de cada um constrói-se na aprendizagem e na partilha com os outros. Sou quem sou porque pertenço, o meu grupo de pertença pode ser aquele em que nasci, aquele que encontrei, ou mesmo aquele que criei. O importante é que não estou só e tenho sempre um rumo partilhado.
Não me venham dizer que estou a pedir a cada um que obedeça, longe disso: a obediência é servil, a pertença é igualitária. É uma escolha consentida, quando aqui falamos nela, quando vem do Hierofante.
Cinco são os dedos da mão, por onde aprendemos a contar. O um, da individualidade; o dois, do encontro; o três, do resultado da união de dois; o quatro, da estabilidade; o cinco, o primeiro verdadeiro colectivo. Assim vejo eu, pensando nos Arcanos Maiores do Tarot. Os cinco dedos, todos diferentes, agindo em conjunto.
Demos então as mãos, agora em pensamento, pois cada um deve estar no seu lugar. Aceitemos cumprir aquilo que foi determinado, não por arbitrariedade, antes por uma necessidade comum de Força Maior. Sintonizemo-nos uns com os outros para, nessa sintonia, encontrarmos sentido, fortalecermos os fracos e ajudarmos os necessitados.
O tempo do individualismo está com os dias contados. Vamos sair desta crise melhores, mais unidos, mais compassivos. Uns com os outros, uns para os outros.
Assim desejo. Que assim possa ser.
Imagem : Tarot Victorian Fairy, de Lunaea Weatherstone e Gary A. Lippincott, 2013
Deixe uma Resposta