Energia para a Semana 4-11/10/20:VIII / XI – A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO

Por Clara Days:

Palavras-chave: imparcialidade; responsabilidade; decisão; causa e efeito.A vida traz o que traz, a nós de nos ajustarmos.

A nós de tomarmos consciência disso, para reduzir ao mínimo o peso destes elementos. É desse esforço mental que aqui se trata.É possível ser totalmente objectivo e imparcial, quando nos situamos perante os desafios da vida? Humanamente, sabemos, não o é. Mas quanto mais consciência tivermos disso, mais nos podemos aproximar do desejado.

Há sempre dinamismo na procura de equilíbrio, a vida não é estática. Nessa dinâmica, mesmo perante as circunstâncias mais determinantes, temos sempre uma margem de manobra, de livre arbítrio.

O que se pede é que façamos um esforço consciente para tentar esse equilíbrio, procurando distinguir entre o preto e o branco, o leve e o difícil, o simples e o complexo, o certo e o errado, todos os matizes intermédios de tudo o que pode ser, para decidirmos com a maior isenção, ajustados à realidade.De olhos bem abertos, com a balança e a espada. A primeira, para a imparcialidade, a segunda para a rectidão, pois só há justiça quando há verdade e a intenção séria de ir pelo caminho mais certo. De olhos bem abertos, pois trata-se da nossa vida e do que a nossa vida interfere na vida dos outros e no mundo.

Faça o que fizer, deixarei sempre o rasto da minha passagem – que esse rasto seja respeitador e ajustado, que defina o seu caminho sem atropelar nada nem ninguém.Nada do que eu decido fica sem consequências, tenho sempre que ter a consciência dessa responsabilidade.

A minha consciência é uma construção racional, que deve derivar da maior honestidade e isenção possíveis, deve ser um esforço generoso de me posicionar construtivamente perante a sociedade e a natureza.De olhos bem abertos, tenho o dever de me ajustar ao que encontro, de acordo com os valores mais elevados. Tenho o dever de tentar ser justo em tudo aquilo que acrescento ao mundo, com a minha passagem.

Que assim seja.

Imagem : Tarot Slow, de Lacey Bryant, 2019

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: