Segunda, 14/12/20-Eclipse total do Sol-uma era que acaba

Hoje é dia de Lua Nova e de um eclipse total do Sol a 23 graus do signo de Sagitário. Será visível na América do Sul, em particular no Chile e na Argentina mas a sombra expande-se ao Brasil e a parte da África do Sul. Em astrologia o fenómeno é considerado de impacto global e para melhor entendermos o seu significado há que ver os aspectos que Lua e Sol fazem aos outros planetas do sistema solar, numa perspectiva geocêntrica.

Hoje é o dia em que o Colégio Eleitoral dos EUA deverá confirmar a vitória de Biden e o fim da presidência de Trump que não deixa de contestar os resultados eleitorais. Trump nasceu num eclipse a 14 de Junho de 1946, com a Lua em Sagitário, oposta ao Sol conjunto a Urano e ao Nódulo Norte em 22 graus Gémeos.  O eclipse da Lua de 5 de Junho passado a 15 graus de Sagitário afectou-o mas mais ainda o afectará este eclipse de 14 de Dezembro que será um eclipse total do Sol oposto ao seu Sol Natal, Urano e Nódulo Norte natal e conjunto à Lua.

No horóscopo dos EUA tanto o eclipse da Lua de Junho como este eclipse do Sol são semáforos que permitem prosseguir novos caminhos na imagem do país e como ela se projecta sobre os parceiros políticos, corporações e na lei. Também a aproximação do retorno de Plutão no horóscopo americano faz vir à tona as crises na origem da criação da União, reforçadas pelo eclipse da Lua de 21 de Junho, pelo eclipse total do Sol neste 14 de Dezembro e patentes no horóscopo de Janeiro de 2021, na altura da tomada de posse presidencial.  Os EUA nasceram de um país divido por uma guerra geografica e politica entre liberais e  esclavagistas e o que falta resolver dessa tensão de séculos está a vir à luz com a força plutoniana a extremar a busca de soluções. Com Plutão natal a 27 graus de Capricórnio, a passagem desde 15 de Novembro de Júpiter e Saturno neste grau, amplifica as questões originais, até à primeira passagem de Plutão em trânsito sobre esse mesmo grau em Fevereiro de 2022. O ciclo só termina em 2023 e daqui até lá são inevitáveis as “depurações” do inconsciente colectivo americano, de forma potencialmente violenta, ao longo de 2021, com Urano em trânsito a fazer várias quadraturas a Saturno.

O eclipse do Sol de hoje, em vésperas da entrada de Júpiter e Saturno em Aquário é a marca de um fim de ciclo. Mas nem tudo é claro porque a ambivalência também está espelhada no horóscopo deste eclipse.

Neste 14 de Dezembro,  Sol,  Lua e Mercúrio estão quadrados a Neptuno e trígonos a Marte em Carneiro que está quadrado a Plutão e a Saturno e Júpiter conjuntos em Capricórnio. Situação confusa e potencialmente violenta.  Sobre o horóscopo de Trump o eclipse percorre o eixo Lua/ Sol- Urano-Nódulo Norte, em quadrado a Neptuno. Trump não vai deixar de levantar dúvidas sobre a vitória de Biden nem de agitar o seu eleitorado, fomentando a divisão e confrontos.

Não deixa de ser o fim de uma era e o princípio de outra no solstício de Capricórnio, dentro de dias, com a grande conjunção de Jupiter e Saturno em Aquário, um novo ciclo de 20 anos de reorganização social, política e cultural. Também o Brexit está a acontecer, as regras de comércio mundial a ajustarem-se a novas realidades políticas e as mutações a ocorrerem não só nas órbitas governamentais como também na nossa organização de vida individual e colectiva. Onde estiver Sagitário e Gémeos no nosso horóscopo natal é onde teremos de largar velhas amarras e partir noutra direcção mesmo que esta não seja ainda muito clara. Sem dogmatismos ou arrogância há que olhar para as possibilidades que se abrem, não como sim ou não mas como sinais de diversidade e riqueza.

Na escuridão do eclipse, Vénus em Escorpião em sextil a Júpiter e a Saturno dá a passionalidade necessária para exigirmos de nós próprios o empenho na criação de uma nova ordem de vida. Olhemos para os últimos três anos – desde Janeiro e 2018- e para o trânsito de Saturno em Capricórnio para avaliar o que conseguimos e o que falta mudar. O processo acelerou em Janeiro deste ano quando Plutão, Saturno e Jupiter fizeram conjunção nos 20 graus de Capricórnio e o eclipse de hoje deverá pôr fim aos conceitos desadequados ás exigências do novo ciclo. É uma Lua Nova nas ideias novas e um eclipse das certezas velhas para nos abrirmos à era do Aquário…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: