Quinta, 21/1/21- Em nome da segurança…

O desejo de segurança e de estabilidade é grande e tudo fazemos para o atingir, conscientes da situação crítica geral e das subidas de tensão recentes. Nesta quinta-feira, a Lua em Touro, depois de pela manhã fazer conjunção a Urano e a Marte, exacerbando a impulsividade dos últimos dias em que esteve em Carneiro, avança para um trigono a Vénus e outro a Plutão que ajudará a estabilizar emoções dentro do novo quadro de circunstâncias que inevitavelmente derivam das decisões ou eventos que desde a Lua Nova de dia 13 têm vindo a abalar toda a ordem existente- seja porque nós próprios provocamos rupturas seja porque a elas fomos sujeitas.

Pela positiva, os trânsitos recentes de conjunção de Urano a Marte em Touro a que hoje a Lua se junta, podem ter permitido eliminarmos muita coisa da nova vida que já não serve para o futuro. Como Venus que rege o Touro está em Capricórnio, podem ter sido relações estruturais, profissionais, custos de organização, até ambições de controlo agora desadequadadas. Pela negativa, são trânsitos explosivos, violentos em que as energias que nos levam a querer romper com o passado são tão fortes que não olhamos a meios para atingir os fins. No entanto, não podemos esquecer que se aproxima uma conjunção do Sol a Saturno em Aquário exacta no próximo domingo a que se segue na próxima semana a quadratura do Sol a Urano e a Marte – e deixamos para falar depois da quadratura exacta de Saturno a Marte e Urano, o envolvimento de Vénus nestes aspectos de alta tensão, tudo com Mercúrio retrógrado em Aquário…. não está fácil…

O avanço do Sol para Saturno traduz-se naturalmente, por se encontrarem em Aquário, na submissão a regras do colectivo, restrições generalizadas, provavelmente de alcance ainda maior do que as actuais ou pelo menos a nossa aceitação de que as regras já existentes têm mesmo de ser cumpridas. É eminente esse reforço restrito que é também uma ordem de responsabilização colectiva que exige os novos valores e o novo conceito se segurança que Marte e Urano em Touro forçam.

No entanto, estes trânsitos estão também associados em ciclos passados a grandes tensões sociais, constestações colectivas e desacatos da ordem, independente de ser ou não legitima a pretensão que os move. Mal Urano entrou directo e ficou na órbita da quadratura a Saturno que será exacta em meados de Fevereiro, que, dos EUA veio o exemplo de brutal perturbação social da ordem com o ataque ao Capitólio que levou a que ontem, dia da tomada de posse do presidente eleito Biden, Washington fosse uma fortaleza povoada apenas pelos politicos e pelas forças da ordem, um estado de sítio, à altura das tensões sociais passadas e que se admite que voltem à carga. O estabelecimento de mais limites á liberdade – seja por causa do receio de terrorismo seja por receio do Covid, seja por aproveitamento político dos perigos existentes – é simbolizado pelo longo trânsito de Saturno em Aquário- começou em meados de Março do ano passado, retrogradou em Maio, retomou em Outubro, e dominou-nos de vez a partir do Natal- sim, foram estas exactamente as datas de Saturno que corresponderam às restrições colectivas por causa do Covid! Saturno vai ficar em Aquário até à Primavera de 2023… esperemos que haja uma nova normalidade que se vá estabelecendo e que quando Jupiter entrar em Carneiro na Primavera de 2022 já possamos ter mais iniciativas, mesmo ainda dentro dum quadro cuidadosamente restritivo. Mas, este ano, 2021 é o ano da contestação ou da grande tensão entre as regras que se impõe sobre a sociedade, como as acatamos ou não e a dificuldade ou resistência de muitos a mudar de rumo, mudar de valores, apostar num futuro diferente, mesmo que ainda não seja claro qual vai ser. Quanto mais abertos estivermos á mudança mais fácil será a transição. Mas é mais fácil dizer que fazer. Touro é um signo fixo, assim como Aquário, e é de mudanças sociais e de valores mesmo os financeiros que se trata- como vivemos, como nos relacionamos, como ganhamos a vida tudo está em jogo este ano a será a resistência que levará à contestação- que acabará por perder porque a marcha de transformação é impossível de parar com Plutão em Capricórnio a revolver em profundidade as estruturas políticas, sociais e organizacionais de forma a permitir a abertura a novos padrões reguladores.

Nests quinta feira, Mercúrio em Aquário está em trígono ao Nódulo Norte em Leão -a curiosidade sobre o que está para vir e a noção de que não estamos sózinhos vai ajudar a re-orientar opções- ou a aceitar as que forem impostas com Sol e Saturno praticamente conjuntos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: