Energia para a Semana 31/01-07/02/21: A FORÇA / ENTUSIASMO

Por Clara Days:

Palavras-chave: Vitalidade; auto-domínio; motivação; compaixão.

Como concilio o instinto e a razão? Como harmonizo a razão com a emoção? Até que ponto consigo respeitar o meu ser mais íntimo e genuíno, deixando fluir a energia vital com que ele me anima, mas sem permitir que se manifeste com brutalidade?Controle suave, cumplicidade e compaixão – eis as qualidades da Força, também chamada de Entusiasmo, Harmonia, Avanço ou Coragem.

Preciso de conseguir o feliz encontro entre o que sinto ou sei sem saber como e o que conscientemente proponho para mim. A Força nasce naturalmente e continua-se conscientemente. É um processo de auto-descoberta que se manifesta em auto-afirmação. Trago em mim a essência energética de um ser vivo, programado para sobreviver e assim preparado para se defender de qualquer agressão ou risco.

Trabalho todos os dias em mim a consciência, matriz da minha humanidade, que me permite enquadrar essa energia vital em função de um bem maior que eu reconheça. É preciso que consiga equilibrar os dois, respeitando-me no que tenho de mais genuíno e verdadeiro, mas elevando as minhas atitudes à altura da minha consciência superior.

Que enorme poder este, quando gerido com paixão!Não é um poder que exerço sobre os outros, antes um que me defende do poder abusivo dos outros. Mas abre-me também para a compreensão e a compaixão, o sentir o que eles sentem, a empatia, a concórdia verdadeira.

A pessoa e a fera interagem com afeição, caminham lado a lado, sem que uma violente a outra. Há gentileza e respeito; ouvem-se, entendem-se, potenciam o melhor entre si. Acompanham-se, amorosamente. A pessoa é que domina a fera? Provavelmente; mas não é uma imposição, é um entendimento.Vivo um tempo em que não posso descurar o cuidar da minha harmonia pessoal. Não quero desumanizar-me, não devo violentar-me. É preciso encontrar o equilíbrio, de mim para comigo. É preciso ter força e entusiasmo, resiliência também, para enfrentar e tentar ultrapassar as dificuldades e os perigos que me rodeiam.

Imagem : Native American Tarot, de Laura Tuan e Sergio Tisselli, 2004

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: