Semana de Equinócio: esperanças e descontentamentos

Toda a semana é um final de estação lento mas esperançoso que o equinócio traga novas energias, possibilidades de acção, aberturas, iniciativas, enfim, tudo o que tem faltado nos últimos meses do ano solar que se renova a 20 de Março com a entrada do Sol em Carneiro, primeiro signo de Fogo, da vontade de renascermos na Primavera do Hemisfério Norte enquanto o Hemisfério Sul tem de esperar por Setembro para o fazer.

Temos assim, até Sábado 20, um tempo dedicado tanto a projectar as sementes que vamos poder plantar a partir do próximo fim de semana como a arrumar assuntos e a definir regras para a próxima estação. Mercúrio, Neptuno, Vénus e o Sol estão em Peixes até que o Sol entra em Carneiro no Sábado por volta da 10.30 da manhã, hora de Lisboa. A noite da véspera e o dia têm a mesma duração, um equilíbrio bi-anual entre a Luz e a Escuridão, entre o nosso mundo interior e como nos manifestamos e é dessa rara harmonia que devemos renascer para os dias de Primavera e para as nossas novas intenções bem fundamentadas tanto na sabedoria dos Peixes como na sustentabilidade do mundo em estamos inseridos, onde Júpiter e Saturno desde o Solstício passado nos dizem que não podemos expandir-nos sem respeitar regras que a tudo e a todos beneficiem.

Essa sustentabilidade é fundamental para os próximos desenvolvimentos e exige valores novos, investimentos novos, um novo entendimento do que é realmente importante para a nossa segurança colectiva, com Urano, segundo regente do Aquário em trânsito em Touro. Este Urano está tecnicamente todo o ano em quadratura a Saturno em Aquário, já fez quadratura exacta há semanas atrás, voltará a fazê-lo em Junho e por fim em Dezembro, sinais repetidos de contestação à rigidez estrutural, política ou social e da impossibilidade de evoluímos sem revisão profunda dos valores que nos guiam. Nesta semana que precede o Equinócio temos a Lua na terça e na quarta feira a fazer conjunção a Urano e quadratura a Saturno para sentirmos na pele o que dá e o que não dá, o que tem de ficar para trás e o que diferente temos de abraçar para entrar com o pé certo na nova estação.

É também na terça e quarta feira que o Sol e Vénus, de Peixes, fazem sextil a Plutão em Capricórnio. Para melhor entender o potencial deste sextil, temos de recuar à segunda semana de Janeiro, quando o Sol fez conjunção a Plutão e Urano entrou directo. Foi nessa altura que em Portugal foi verificada uma nova situação de “calamidade pública” e instituído novo estado de emergência e confinamento. Agora no sextil começa o desconfinamento gradual, já que os sextis simbolizam oportunidades de evolução. Veremos onde estamos quando a 16 de Abril o Sol fizer quadratura a Plutão.

A comunicação de todos os propósitos, sejam eles do que queremos terminar como do que queremos começar é fundamental neste período de mudança de estação, com o Nódulo Norte e Marte que rege o Carneiro no signo de Gémeos. Essa comunicação tem de ser inspiradora, tem de vir com compaixão e esperança e em esforço enorme de clareza, o que não vai ser fácil porque Mercúrio que rege os Gémeos está em Peixes e de lá faz quadratura Marte, daqui até à próxima semana.

Na Sexta e no Sábado, com o Sol a sair do Inverno e águas profundas dos Peixes para o Fogo do Carneiro, a Lua faz conjunção a Marte e ao Nódulo Norte em Gémeos, em trígono a Saturno mas em quadratura a Mercúrio. O que dissermos, o que investigarmos, as contas e as palavras têm de estar solidamente ancoradas no quadro geral a médio e longo prazo, que poderá ter de ser revisto mas tem de ser estabelecido e testado.

O Sol ao entrar em Carneiro afasta-se de uma conjunção a Vénus ainda em Peixes, afasta-se do sextil a Plutão e aproxima-se de Quíron com o qual se vai encontrar no final do mês. Marte seu regente só fará trígono a Júpiter em Aquário entre 16 e 19 de Abril em simultâneo com a quadratura do Sol a Plutão.

Será difícil fazer muito até lá. A Primavera começa lenta e descontente mas haja esperança!! Aproveitemos esta semana de Equinócio para equilibrar objectivos e possibilidades de os concretizar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

<span>%d</span> bloggers like this: