Energia para a Semana 25/04-02/05/21:A TEMPERANÇA (XVI) DO HIEROFANTE (V)

Por Clara Days:

A ARTE DA TEMPERANÇA (XVI) ENRIQUECE A MENSAGEM DO HIEROFANTE (V)

Palavras-chave: recriando a tradição; corporizando o espiritual; dinamizando a pertença

Será inevitável que o meu sentimento de pertença me obrigue ao cumprimento da tradição? Que poder transformador posso ter perante a cultura e a moral a que estou sujeito?

Hoje é 25 de Abril, e o que aconteceu em 1974 simboliza bem a combinação de cartas que inspira esta semana de Lua Cheia de Touro: foi quando um grupo de capitães desafiou o peso da hierarquia militar para trazer ao povo português a liberdade e a democracia que tanto desejávamos.Assim as cartas: o Hierofante presume sempre o peso de uma instituição ou a força de um líder, com forte domínio sobre um grupo social, através da crença, do dogma e da moral. Isto é válido para a religião como para a ideologia, e passa por todos os fundamentalismos, quando encarado na sua forma mais opressiva. No entanto, em maior ou menor grau, todos pagamos algum preço por pertencer a um grupo, que é a forma natural de vivermos como humanos. Independentemente da nossa concordância com os princípios, até do desejo de os conhecermos melhor e aprofundarmos, há sempre alguma perda de liberdade associada à nossa condição de animais sociais.

Vem então a Temperança, com a Arte da alquimia que combina dois opostos numa nova substância, única e inovadora. Vem trazer um modo criativo e transformador de estar, não por oposição, mas por integração: junta a água com o fogo, o sagrado com o profano, a noite com o dia e descobre mil alvoradas onde novos sonhos ganham asas. Ela advoga que o certo e o errado não são necessariamente incompatíveis e que pode haver um modo inovador de os concertar.

Assim, o espírito catalisador e inspirado da Temperança questiona os dogmas para os transformar, trazendo ar fresco aos cantos bafientos da tradição, propondo diferentes combinações e abordagens, mais abrangentes, mais integradoras. Desarruma o lado estagnado da estabilidade do Hierofante, numa intervenção criativa e criadora. É o verdadeiro espírito do 25 de Abril, em acção…Aproveitemos a inspiração desta combinação de cartas para uma semana onde o conformismo e o inconformismo dialoguem, não para um vencer o outro, mas para nos ajudarem a encontrar o modo de estar que queremos construir para o futuro.

“Esta é a madrugada que eu esperava/ O dia inicial inteiro e limpo /Onde emergimos da noite e do silêncio/E livres habitamos a substância do tempo”(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Imagem : Crystal Tarot, de Lo Scarabeo e Elisabetta Trevisan, 2001

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: