Energias para a Semana 22-29/8/21: FORÇA / ENTUSIASMO VIII / XI E O DEPENDURADO XII

Por Clara Days:

Ideias-chave: gerir o auto-controle e a paciência; equilibrar o instinto com a impotência; transcender, com respeito por si.

Em dia de Lua Cheia, quando o Sol se prepara para entrar na minuciosa Virgem, tudo nos pede contenção e controle. Os Arcanos 11 e 12, Força e Dependurado, vêm juntos, unindo a vitalidade dominada à sabedoria no lidar com aquilo que não podemos mudar.Vamos então, por partes: Com a Força, sou inspirado para assumir o meu lado mais animal, espontâneo e instintivo, domesticando os seus ímpetos por forma a que não haja excessos que me compliquem a vida social. Instinto e razão caminham assim lado a lado, duas dimensões de mim, ambas verdadeiras, a primeira natural, a segunda aprendida. O Dependurado, por seu lado, faz-me esperar, suspenso, pelo meu tempo para intervir. Sabe que tenho que ficar parado, pois o que precisa de mudar não está ainda ao meu alcance. Assim, posso observar as minhas circunstâncias por um novo ângulo, um prisma diferente, uso inteligentemente o meu tempo suspenso para procurar diferentes saídas, novas soluções.

Junto as duas estações da Viagem que o Tarot representa, dois momentos consecutivos de aprendizagem e aprofundamento pessoal. Os Arcanos 11 e 12 pertencem ao segundo septenário, “O Reino da consciência terrestre e da realidade do ego”, aquele em que o Eu se reconhece, perante o Outro e o resto. Na Força, há uma assunção de si gloriosa e afirmativa, em que o amor-próprio é exaltado. Para poder amar os outros, tenho que me amar, e é disso que aqui se trata: amo-me como um todo, respeito a minha essência, no entanto adequo o meu comportamento à vivência em colectivo. A paixão por mim mesmo abre-me e é a força transformadora que me integra e permite que me expanda. No Dependurado, há um despojamento implícito, uma disponibilidade para sentir e transcender, suspendendo a acção. Não é uma oposição à carta anterior, é um reverso: a entrega é à Existência, um processo muito mais mental e espiritual, acompanhada de contenção nos movimentos.

Se com a Força a paixão é física, com a Dependurado há sentimento e exaltação, mas não a expressão imediata dos desejos, antes um adiamento em busca de caminho e de sentido, que a seu tempo se consumará de um modo mais fundamentado e exigente. Assim atravesso esta passagem, nos dias que aí vêm: junto o amor de mim à paciência para esperar por dias onde melhor me possa exprimir e realizar. No entretanto, sinto, observo e aprendo.

Imagem: Oriens Animal Tarot, de AmbiSun, 2021

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: