Por Clara Days:
Ideias-chave: ter paciência, esperar mudança; preparar para transformar radicalmente; transcender, superar e transformar.
Não nos deixemos amedrontar pelas imagens de forcas, foices e esqueletos. Que ninguém se assuste com este conjunto: passamos uma etapa da Viagem do Louco, entre o Arcano 12 e o 13, e todas as etapas são símbolo de momentos da vida em que podemos crescer. A principal mensagem que hoje recebemos é que estamos em condições de transcender, para poder ultrapassar uma crise, numa mudança que tem tudo para ser transformadora. É o Dependurado quem nos propõe a transcendência. E transcender significa ultrapassar, ser superior a algo, elevar-se acima de algo. Assim estamos, frente às circunstâncias a que fomos sujeitos: suspensos, em espera, observando de cima o que nos constrange e procurando usar o tempo de imobilidade para estudar novas abordagens.
Há sacrifício e esperança, nesta passagem que leva ao Arcano seguinte, precisamente a Morte, símbolo do princípio universal da transformação, onde o novo substituirá o caduco. Estamos, neste trânsito que leva Neptuno (o Dependurado) a Escorpião (a Morte). A meio do caminho da vida, quando o Viajante do Tarot se entrega à existência com idealismo e abnegação, estacionando a mente, aceitando o presente e procurando caminhos de futuro. Logo depois, virá a consciência de que, para progredir, será necessário deitar fora o que já não serve, limpar a vida de sobrecargas que já não façam sentido, para poder receber as novidades que lhe permitem reinventar-se e reconstruir-se. Todo o lastro desnecessário terá de ficar pelo caminho, a bem do futuro – ainda que custe.
Temos então uma semana de paragem, revisão e reformulação, onde há que ter a coragem de distinguir o essencial do acessório para criar condições de mudança. Para quem souber elevar o olhar, as soluções podem surgir, e com elas a noção dos sacrifícios necessários, ainda que sejam rupturas difíceis, mas que são o caminho do crescimento.Suspensos, esperançosos, decididos, usemos estas inspirações. Estejamos atentos ao que se passa à nossa volta, serenos e pacientes. Não evitemos os problemas, enfrentemo-los. Não nos acobardemos: para seguir em frente, é preciso ser capaz de deixar para trás.
Não será uma morte, pode antes ser um renascimento.
Imagem: Spiritsong Tarot, de Paulina Cassidy, 2017
Deixe uma Resposta