Energia para a Semana 9-16/1/22: O HIEROFANTE V E O SOL XVIII

Por Clara Days:

Ideias-chave: Conformação ou afirmação; entre a pertença e a expansão pessoal; sigo a regra ou seguem-me outros

De novo, vamos ter que lidar com energias contrastantes. Primeiro, o que não é novidade: volta o Hierofante, a dar-nos a segurança da pertença, mas pedindo em troca que nos conformemos à regra, à tradição, que adequemos as expectativas e os comportamentos ao que é aceitável e conveniente para o colectivo, que ele guia e representa. O Hierofante, sumo-sacerdote, é iluminado, conhece os segredos sagrados, mas nós teremos que o seguir e cumprir os seus ditames, sem questionar – só assim teremos a paz possível, acolhidos entre todos os que pensam como nós.

Mas pode dar-se, desta vez, que seja diferente. Pode ser que esteja ao alcance de cada um ser ele próprio o Hierofante, o iluminado que estuda e cimenta a sua própria crença, talvez mesmo indicando o caminho a outros. E isso porque, esta semana, o Sol vem a acompanhá-lo.

O Sol sou Eu, é o melhor de mim. Tem a vitalidade e a energia da afirmação da personalidade e da vontade, tem a capacidade de iluminar à sua volta, irradiando generosidade. Por muito que o possam também considerar orgulhoso ou sobranceiro, ele traz consigo a auto-estima, tem luz própria, é benfazejo. Dá-se aos outros porque está bem consigo, não porque os queira ensinar ou impor-lhes alguma coisa – nesse aspecto, nada tem em comum com o Hierofante, que designa o caminho, não se revelando como indivíduo.

A conformidade da pertença e a expansão da personalidade não são propriamente compatíveis, antes bastante contraditórias. Poder ser um guia iluminado com luz própria é um privilégio excepcional, que estará talvez ao alcance de alguns, por estes dias. Pode dar-se o caso de eu ser, esta semana, o protagonista – Sol – que aprofundo ou dou a conhecer os segredos do que é mais sagrado para os outros que me cercam – Hierofante.

No entanto, sejamos realistas: não vai ser simples gerir as energias simultâneas destes dois, condicionados como estamos por valores colectivos, que o Hierofante parece simbolizar. O Sol vai ter que ajustar-se, encaixar-se, talvez mesmo apequenar-se. Entre a afirmação do Eu e a conformação às regras do grupo a que pertenço, vou viver uma contradição, muito provavelmente. Importante será, então, preservar a auto-estima, não me deixar anular ou apagar. Ajustar-me-ei à regra, encaixar-me-ei no grupo, mas não deixarei de afirmar a minha personalidade.

O Sol vai brilhar, mas em pequena escala. A minha ambição estará sempre limitada por valores mais altos, que se levantam.

Imagem : The Fantastic Menagerie Tarot, de JJ Grandville, 2015

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: