Contagem decrescente, até ao fim do mês…

17-24/1/22-Esta semana começa com uma Lua Cheia em Caranguejo, oposta a um Sol conjunto a Plutão a 27 de Capricórnio. Só isto é suficiente para sentirmos em profundidade que algo se extremou e que a situação, estrutura, ordem de vida também foi afectada, mudou. Daqui até à próxima Lua Nova a 1 de Fevereiro, a 12 graus de Aquário é tempo de, sequencialmente pelos aspectos sucessivos da Lua, pegarmos em nós próprios, cortarmos o dramatismo, analisarmos os dados, vermos os equilibrios das relações, o que podemos ou não controlar, quais as expectativas, a ordem possível e só então lançaremos as sementes do ciclo lunar seguinte que as as emoções têm de estar alinhadas com o colectivo, com os grupos em que nos inserimos. O que a Lua Cheia onde hoje tem de pessoal ou solitário, terá a próxima Lua Nova de esforço de integração e solidificação coletiva face a forças de ruptura e busca de novos valores, já que Saturno lhe fará também conjunção e Urano quadratura….

Assim, a perspectiva a ter esta semana e na próxima é a de que temos de trabalhar a segurança emocional e a organização de vida para podemos em breve, no início de Fevereiro, beneficiar de um sentimento de pertença e estrutura que agora sentimos estarem desconstruídas ou serem difíceis de satisfazer. Nesta semana, a Lua estará, da da madrugada de terça à tarde de quinta, em Leão chamando-nos a atenção para a necessidade de refazermos o ego, sentido amoroso e criativo, depois do abalo da Lua Cheia de domingo para segunda- mas sem exageros – porque na quarta a sua oposição a Saturno resfria falsos orgulhos ou pretensões. Da tarde de quinta até às 10 da noite de sábado pomos as emoções e o dramatizo de parte. A Lua estará em Virgem, fria, cuidadosa, crítica, analítica, investido-nos da capacidade de encontrar soluções pragmáticas e inovadoras na sexta feira dado que faz trígono a Urano em Touro e a Vénus retrógrada em Capricórnio. Os resultados tornam-se mais perceptíveis no sábado ao fim do dia quando a Lua faz trígono a Plutão em Capricórnio e depois disso, podemos pôr de novo o foco – não na ordem ou organização correcta das coisas -mas sim no impacto do que foi feito na relação com o outro- a Lua entra em Balança (onde estará até terça 27, dia em que Marte entra em Capricórnio e a Lua passa para Escorpião- a haver conflitos ou guerras sobre o que ainda está por resolver é aqui que se abre o jogo…). No domingo 23 até parece que está tudo bem e todas as intensões são boas mas na segunda 24 realizamos que certas relações têm mesmo de mudar. As oscilações acima descritas desta semana têm de ser tomadas com o sentido de depuração de pesos, relações, limites e falsas expectativas que pede o tempo entre a Lua Cheia de 17 e a Lua Nova de 1 de Fevereiro.

Há dois aspectos muito importantes que ocorrem esta semana e que mudam parte do pano de fundo dos acontecimentos. O primeiro é o ingresso directo de Urano, retrógrado desde 19 de Agosto, dos 14 aos 10 graus de Touro. Urano é o segundo regente de Aquário, o que permite as revoluções tecnologias, sociais etc que, depois, Saturno vem estruturar. Enquanto retrógrados os planetas chamam-nos a interiorizar a evolução que acontece individual e colectivamente nas áreas de vida que percorrem. No caso de Urano, por estar em Touro, é no que o Touro simboliza -como a área da alimentação, da Terra, do valor do dinheiro e das coisas que apreciamos e a que nos agarramos – que tem de haver mudanças radicais. Ao entrar directo, Urano força-nos outra vez a abrir mão de velhas amarras e a abraçar a mudança. São vulcões que irrompem nas áreas que eram antes seguras, estáveis, para nos mostrar que há que mudar e encontrar essa estabilidade de outra forma, noutras condições. Tempo de mudar de investimentos, tempo de cripto moedas e outras revoluções financeiras, mudanças energéticas, casas inteligentes etc…num processo que começou a acelerar em 2018 e só termina em Abril de 2026..

Logo depois de Urano entrar directo em Touro, o Sol sai de Capricórnio e entra em Aquário, o signo que Urano co-rege com Saturno. O Sol vai estar em Aquário de quinta feira dia 20 de Janeiro até ao dia 19 de Fevereiro. Enquanto percorre o Aquário, o Sol pede-nos que olhemos em volta para os grupos, sociedade, mundo em que estamos inseridos e no que podemos contribuir. Só que, por Saturno estar em Aquário e Urano em Touro, a nossa inserção grupal está, por um lado, sujeita a regras e limites e, por outro, é agitada por forças de transformação que intuímos serem necessárias para alterar as condições a que estamos sujeitos.Estamos no olho do furacão…

E assim, com Urano já directo e o Sol em Aquário, a caminho dessa Lua Nova dia 1 de Fevereiro, estaremos mais conscientes do nosso papel nesse processo de transformação colectivo. É interessante ver que no dia das eleições em Portugal, 30 de Janeiro, a Lua vai estar conjunta a Plutão sinal de profundos conflitos de interesse, de transtorno do status-quo, resposta à Lua Cheia de dia 17, data em que começou a campanha eleitora, com a Lua oposta a Plutão. No rescaldo, dia 1, Plutão vai estar em trígono ao Nódulo Norte mas Sol, Lua e Saturno vão estar em quadratura a Urano. São muitos sinais de energias contraditórias e de instabilidade colectiva, num dia de Lua Nova em Aquário semente de um ciclo lunar em que se definem caminhos colectivos. Apesar de se esperar a definição de caminhos na Lua Nova de dia 1, o facto é que Mercúrio continua retrógrado – entrou retrógrado na sexta-feira 15 e só fica directo a 5 de Fevereiro.

O que é de notar nesta retrogradação de Mercúrio é que teve início a 10 graus de Aquário, em quadratura exacta a Urano em Touro, com este planeta estacionário -em véspera de entrar directo dia 19, quarta feira, da semana em curso. Rever a lógica de organização da sociedade, das regras ou governos a que estamos sujeitos assim como das contas públicas é o que pede esta retrogradação de Mercúrio, iniciada em choque de consciência em tempo da campanha eleitoral portuguesa, da crise do Parlamento Britânico e de outras tensões, a que só novos valores podem dar resposta. Mercúrio recuará até ao Capricórnio e fará conjunção a Plutão no dia 30, no dia das eleições em Portugal, num sinal de que a conversa pode ser outra, mas como está retrógrado e teremos de esperar que refaça a conjunção com Plutão em moção directa, a clareza de propósito só será evidente após 11 de Fevereiro .

É também no dia 30 de Janeiro que Vénus entra directa- está retrógrada desde 20 de Dezembro em Capricórnio quando fez conjunção a Plutão. A sua entrada em directo, em trígono a Urano, abrirá certamente o caminho para gradualmente nos relacionarmos com menos restrições ou acordarmos mudanças institucionais, mas o processo pode ser lento já que Vénus só volta ao ponto de onde partiu retrógrada em Dezembro, no início de Março, em nova conjunção a Plutão, conjuntos também a Marte, a 3 de Março.

O cenário das próximas semanas e até Março é assim bastante instável e um desafio á nossa flexibilidade e sentido criativo e mesmo generoso. Júpiter está em Peixes onde se encontrará em grau exacto com Neptuno em Abril. Sonhar também está na agenda…

R.I

E se lê estes posts com regularidade, porque não apoiar o trabalho e os custos de manutenção do site?

CONTRIBUA AQUI PARA ESTE SITE

AULAS 2s e 4s Feiras

ASTROLOGIA ÀS SEGUNDAS às 21 Horas- Aulas temáticas por Zoom. Duração 1.30H. Inscrição por mail rositaiguana@mac.com. Cada aula 10 euros. Pode enviar o seu horóscopo se quiser que seja usado como exemplo na aula. Dúvidas etc: rositaiguana@mac.com ……

AULAS DE TÉCNICA DE LEITURA DE HORÓSCOPOS ÀS QUARTAS ÀS 21 Horaspor Zoom. Duração 1.30H. Inscrição por mail rositaiguana@mac.com. Cada aula 10 euros. Pode enviar o seu horóscopo se quiser que seja usado como exemplo na aula. Dúvidas etc: rositaiguana@mac.com ……

PARA MARCAR CONSULTA: rositaiguana@mac.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: