Energias para a Semana 5-12/3/2023: O LOUCO 0 E O MUNDO / UNIVERSO XXI

Por Clara Days:

Ideias-chave: aprender, concluir e procurar caminhos; síntese final, confiança cega; compreender, integrar, potenciar.

Estamos no princípio ou no fim? Estamos num princípio que é fim, num fim que é princípio. Quando o Louco atinge o Mundo consegue olhar para trás e sintetizar o que aprendeu, retirar as lições, para se poder virar para a frente e entrar na sua nova etapa, com uma sabedoria mais integrada, mas sempre optimista.

Para o nosso viajante, o Louco peregrino na sua jornada pelos Arcanos Maiores, chegar aqui é sempre atingir o pico de uma etapa, estar no “topo do Mundo”. Trata-se de um momento em que é possível olhar para trás e resumir o que se passou, distinguindo o essencial do secundário e valorizando, sobretudo, o que se aprendeu com esse passado recente. Perpectivado o nosso percurso a partir de um ponto mais elevado podemos, por um lado, encerrar um capítulo com coerência e, por outro, vislumbrar o novo caminho que teremos pela frente.

O Louco, sabemos, está sempre disposto a tudo, aberto a todas as experiências, disponível para qualquer novidade. Não mede os riscos, não considera os obstáculos, é um permanente optimista. É discutível saber se tem esta atitude por falta de consciência (um Louco infantil) ou, pelo contrário, se o faz porque a vida já lhe mostrou que há sempre progresso e evolução, que de tudo se podem retirar lições positivas e é possível relevar ou ultrapassar o que corre menos bem (um Louco sábio).

Desta vez, ele está num fim de etapa. Quando chega ao Mundo, a carta numerada mais elevada do Tarot, será mais provavelmente um Louco sábio. Estaremos nós capazes de o potenciar, nesta fase das nossas vidas?

É que é difícil manter a frescura do Louco, a sua energia de começo, quando se está em tempo de conclusão. É dessa sabedoria que estamos precisados: sermos capazes de olhar para trás, retirar as lições, rematar as pontas soltas, sentindo-nos confiantes e dispostos a desbravar novos caminhos sem carregar mágoa ou ressentimento. O Louco consegue branquear as sombras do passado e desenhar sonhos de futuro como se fosse viver a vida pela primeira vez.

De olhos lavados e alma leve, nesta sua passagem pelo Mundo, o Louco pode ajudar-nos a enfrentar os tempos que correm numa feliz junção da energia de um jovem com a sabedoria de um velho. Que cada um retire para si as melhores lições do que foi e aproveite este momento alto para ver mais longe e mais belo.

Imagem: Orien’s Animal Tarot, de Ambi Sun, 2021

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: