Sonhou? É agora que pode dar forma a esse sonho. A partir de terça feira dia 7, está nas mãos de cada um ter as iniciativas necessárias para, a médio prazo, concretizar o que idealizou. Os sinais são claros: em primeiro lugar, no dia 7 temos uma Lua Cheia em Virgem, oposta ao Sol em Peixes A Lua em Virgem dá-nos o sentido crítico, a atenção ao pormenor, a capacidade de contabilizar ou meticulosamente cuidar do que o Sol em Peixes idealiza. Este Sol sonha e esta Lua que se lhe opõe vê o que é preciso para executar.
Em segundo lugar, horas depois da percepção – que essa Lua Cheia nos vai trazer – de como se fazem as coisas que estivermos a idealizar, temos a entrada de Saturno em Peixes. Vamos, graças a Saturno, o planeta que estabelece limites, cria estruturas, responsabiliza, poder planear como, nos próximos três anos- o tempo que vai estar em Peixes- vamos organizar, formalizar ou responsabilizar -de forma concreta – pelo que de espiritual, emocional ou da área do sensível tem agora de ter regras, estar formatado, ser materializado.
Em terceiro lugar, também esta semana, temos Júpiter, o planeta da expansão do conhecimento, da confiança, regente dos Peixes, em trânsito em Carneiro, conjunto a Quíron. Vénus fez conjunção a Quíron na semana passada aliviando as dores ou sentimentos de carência ligados à nossa in-capacidade de ter iniciativas e agora Quíron recebe de Júpiter – com os braços abertos – a força necessária para superar as dificuldades em tornar o sonho realidade.
Em quarto lugar, temos olhar para Mercúrio. Mercúrio é o regente da Lua Cheia em Virgem mas também é o regente de Gémeos onde transita Marte- regente do Carneiro – onde está Júpiter, Quíron e Venus. Onde está Mercúrio? Mercúrio está em Peixes, um Mercúrio mais dado à poesia do que à tese mas que vai acabar por seguir as regras da gramática mal Saturno entre em Peixes, sendo todo o cuidado necessário no exercício da clareza – já que por signo Mercúrio e Marte estão em quadratura – e isto é igual a discussão dadas todas as possibilidades e confusões no ar, mais ainda com outra quadratura de Marte a Neptuno, por grau.
Assim, temos esta semana uma narrativa coerente que começa na segunda feira com o sextil do Sol a Urano em Touro – que nos abre as oportunidade de adoptar novos valores que correspondam a nossa sensibilidade- e prossegue, na terça, para a Lua Cheia em Virgem- que nos dá a precisão necessária ao exercício de formatar esse sonho, concretizavel pelo ingresso de Saturno em Peixes no mesmo dia. A partir daí -e até Fevereiro de 2026 – Saturno em Peixes terá impactos pessoais e colectivos – desde os que já estão na agenda como Tratado Internacional de Protecção dos Oceanos assinado este domingo, como outros também já a acontecer politicamente em que as legislações perdem a laicidade. No entanto, e a História tem disso exemplos, Saturno em Peixes também faz com que a força das convicções se traduza em chacinas como as da guerra da Bosnia ou conflitos étnicos no Ruanda, ou em imposições ideológicas como as ocupações pela Russia da Georgia e da Transnistria etc. Peixes é também o signo do cristianismo – e a presença de Saturno neste signo traz naturalmente para outro patamar o seu conceito místico.
É neste pano de fundo de Saturno em Peixes – que pede que esclareçamos os limites do sonho ou da aplicação das ideologias ou regras religiosas, – que se desenrolam as próximas etapas de Março -o equinócio a 20/21, o ingresso de Plutão em Aquário a 23, Marte em Caranguejo a 26 e por fim Venus conjunta a Urano em Touro dia 31. Einstein definiu a teoria da relatividade em 1905 com Saturno em Peixes…Outro entendimento do Universo, realidade aumentada, avanços extraordinários na inteligência artificial, a ficção cientifica a entrar no nosso quotidiano fazem certamente parte da agenda planetária dos próximos tempos… Podemos abraçar a mudança ou usar Saturno como cinto de segurança…
Boa Lua Cheia!
R.I








Deixe uma Resposta