Por Clara Days:
Ideias-chave: potencial regenerativo, com moderação; abertura, combinação e transformação; quero tudo, mudo tudo, mas estou centrado
Quando o Louco encontra a Morte, há mudanças garantidas. O aventureiro optimista que mora em nós vê-se confrontado com a necessidade de largar o velho para dar lugar ao novo, e a sua natureza confiante não o inclina para hesitações. Na verdade, o que a Morte nos pede não é um fim, mas uma regeneração absoluta, uma transformação radical, coisa que se combina bem com a energia de absoluta abertura à novidade que caracteriza o Arcano Zero.
Viessem eles sozinhos, para inspirar a nossa semana, e eu diria que estávamos em condições de realizar as mudanças radicais que temos andado a adiar, mas que já sabemos serem indispensáveis para o avanço da nossa vida. Só que a Temperança, com o seu espírito diplomático, vem precisamente “temperar”, moderando este processo.
Mudaremos, sim, e temos capacidade para isso, mas há uma dimensão de compromisso, uma faceta que pode permitir-nos conciliar o que parece inconciliável na busca de uma solução nova. A Temperança sabe estar no centro do furacão, no lugar privilegiado de onde assiste às reviravoltas que os outros dois prenunciam, tirando partido de aspectos de aparência contraditória que podem ser criativamente combinados, com Arte (alquímica, esta arte). Assim, é possível que a renovação profunda que o Inominável Arcano Treze pede se consagre desta vez numa improvável mas transformativa combinação do velho com o novo, do que precisa de acabar com o que vai nascer. Isto, para quem tiver a Arte de ser capaz.
Para os demais, acredito que será sempre um tempo de mudança, e há que aproveitar o lado arrojado do Louco para virar do avesso o que precisa de ser virado, pois já não é possível ficar como se tem estado. Cuidado, no entanto, com a ingenuidade desse parceiro demasiado crédulo, pois não há soluções mágicas, elas precisam de ser também minimamente moderadas.
Está um tempo bom para regenerações, tenhamos o cuidado de as apontar na direcção certa. Haja então coragem, criatividade e optimismo, pois o futuro é para a frente e quem não é capaz de mudar nunca evoluirá.
Imagem: Ananda Tarot, de Ananda Kurt Pilz, 2001
Deixe uma Resposta