Energias para a Semana 21-28/4/24: A TEMPERANÇA / ARTE XIV E A TORRE XVI

Por Clara Days:

Ideias-chave: destruição e combinação; conciliar ruptura e diplomacia; rebentam as estruturas, integram-se os opostos.

Mais uma semana de desafios, com dificuldade em encontrar o equilíbrio que se procura. Por muito que tenhamos andado a evitar mudanças, elas tenderão a surgir de rompante, obrigando-nos a ajustamentos difíceis e exigindo muita arte para conseguirmos pôr as coisas numa posição melhor. Mas vamos por partes:

Quando a Torre Fulminada nos visita anuncia mudanças súbitas, que nos retirarão do conforto de algumas certezas que tínhamos por permanentes. As nossas ideias feitas, a teia de argumentos que cimentava a nossa estabilidade física ou mental, tudo desaba, como se fosse um castelo de cartas. O raio celeste fulmina o torreão de pedra e é um “salve-se quem puder”.

Sob a influência da Torre, tudo acontece com estrondo e sem se anunciar. Aquilo que nos tinha até agora protegido (ou encarcerado…) deixa de existir, o mais certo é não ficar pedra sobre pedra. Com a destruição ficamos a céu aberto, desprotegidos, perante um horizonte que provavelmente até desconhecíamos, escondidos que estávamos atrás dos muros. Ficaremos inseguros e confusos, tal é a brusquidão e a amplitude da mudança, parece que não há equilíbrios possíveis. Como gerir essa aflição?

É aí que entra a Temperança, com a sua Arte alquímica. A inteligência que aqui nos é proposta pede que sejamos capazes de combinar o impensável, de encontrar novas soluções através do acerto entre contrários, alinhando opostos.

A Temperança, ou Arte, tem sido um Arcano com presença muito frequente nestas minhas leituras, desde a recente crise da pandemia. Aparece como uma espécie patrono espiritual que nos indica o caminho possível para lidar com as novidades que temos sido forçados a viver. Sugere-nos que tenhamos uma atitude que parece ser conciliatória, mas é sobretudo criativa, pois as combinações que propõe são arrojadas e permitem resultados inauditos.“Solve et coagula”, latim para “dissolve e combina”, eia a proposta alquímica que aqui nos é apresentada, símbolo do Princípio da Integração dos opostos, perfeitamente unidos e complementados. A mudança constrói-se, pois, em atmosfera de criatividade.

Estejamos então preparados, nesta semana de Lua Cheia em que o Sol entra em Touro, para que possa acontecer destruição na nossa vida. Não nos intimidemos, se vier de repente, ainda que pareça assustadoras. Acreditemos que ela virá por bem: vai dar-nos a ver um novo horizonte, com elementos que até agora desconhecíamos e que poderemos, com criatividade, alinhar, combinando oposições para encontrar novas soluções.

Imagem : Tarot de Nicole Caggiano, 2012

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑