Por Clara Days:
Palavras-chave: criatividade; vontade; concretização; engenho.

Na semana passada tivemos o Louco, Arcano Maior Zero. Hoje, a horas de uma poderosa Lua Cheia em Escorpião e para influenciar a semana onde se dá o 1º de Maio, data de ancestrais celebrações da fertilidade da Primavera, vem a energia do Arcano Um, o Mago. Traz a vitalidade de um começo, para o arranque de um ciclo.
Ele é o arcano da mística, da concentração, do impulso criador. Representa o ímpeto que nos permite deixar a nossa marca no mundo, através da motivação e da força individual. Idealista e também concretizador, o Mago é símbolo do Princípio Masculino Universal, da energia Yang, o lado dinâmico, consciente e activo.
Ele recebe e passa informação, comunica, fala; ele percebe – porque, mais do que saber, entende o mecanismo daquilo que conhece. Mas também intervém, age no mundo real, com gestos concretos e construtivos.
O Mago improvisa, não no sentido de ter um percurso pouco pensado, mas no de ser capaz de, perante uma situação que necessita de intervenção, ter o pensamento rápido e ser capaz de unir engenho e arte, na activação de uma solução imediata e concreta. O Mago lembra que um poder que se não manifesta, ou não se põe a uso, não é realmente “poder”.
Digamos ainda que o Mago é o arquétipo do herói, aquele que vê mais longe e arrisca a intervenção, enfrentando os medos ou os perigos. Com ele, vem a capacidade de estar atento e tomar iniciativas.

As suas representações mais antigas são francamente inspiradas pelos artistas de feira medievais e renascentistas, antepassados dos ilusionistas, que montavam banca com as suas ferramentas de “magia”. Era o “Bateleur”, na designação francesa dessas personagens, e os objectos sobre a sua banca incluíam já os símbolos os quatro naipes das cartas, com a taça, o bastão, o punhal ou espada e a moeda ou disco com o pentagrama. No séc. XVII, sobretudo a partir do designado “Tarot de Marselha”, a figura passa a ter uma pose específica que vem a tornar-se dominante nas representações subsequentes, até hoje: com uma mão ergue o bastão na direcção do céu, com a outra aponta o dedo para o chão. Este bastão vai progressivamente ser representado como um objecto autónomo e carregado de poder, não apenas a vara florida que representa o naipe das cartas. Torna-se frequente a presença da lemniscata, o símbolo do 8 deitado que representa o infinito, primeiro no feitio do chapéu da personagem, depois como símbolo autónomo, pairando como um halo sobre a sua cabeça. Em baralhos recentes, as atribuições intelectuais do Mago são frequentemente reforçadas visualmente, apresento-se mais como um estudioso do que como uma figura em acção.
Este Arcano Maior 1 está astrologicamente associado a Mercúrio, o mensageiro dos deuses, intelectual e comunicador. A letra hebraica que lhe está associada é BETH, ou BEIT, a Casa. O número 1 dá-lhe a individualidade, a particularidade que caracteriza e distingue. O seu titulo esotérico: “O Mago do Poder”.

Temos pela frente uma semana carregada de valor simbólico, com fortes energias de começo. Usemos a inspiração do Mago para fazermos parte desse movimento de avanço, para nos lançarmos em acção. Usemos também o seu poder comunicativo para nos aproximarmos dos outros pela palavra, para a comunicação.
Temos a nosso favor a aguçamento da criatividade e uma maior facilidade em encontrar soluções práticas para deixar marca. Vai ser mais fácil passar do pensar ao fazer, se nos deixarmos orientar por esta energia.
Lembremos que todos nós, cada um de nós, tem em si o poder de transformar o mundo, à sua escala. Não é o momento para contemplações e espera: é tempo para perceber, comunicar e agir, com efeitos na vida prática e palpável.
O 1º de Maio ainda se celebra em Portugal com giestas floridas nas janelas das casas, com meninas e bonecas enfeitadas de flores, e pede que nos levantemos antes do nascer do sol, para que a sua força nos ajude num ciclo que inicia. Há tradições que temos dever de não deixar morrer.
Um feliz 1º de Maio para todos vós.

Imagem : Tarot de Morgan Greer, 1979

Clara Days

Anúncios