A casa, o ninho, as raízes, a família, as rotinas, tradições, o país, enfim tudo aquilo que nos possa dar segurança emocional condiciona o nosso estado de espírito este fim-de-semana, véspera do eclipse total da Lua em Leão na segunda-feira.

Até segunda, a Lua está em Caranguejo a fazer oposições sucessivas aos planetas em Capricórnio, os peso-pesados Saturno e Plutão e ainda Mercúrio, antes de entrar em Leão momento em que se opõe também ao Sol, recém entrado em Aquário,  que eclipsa a Lua Cheia.

Oposições são tensões entre duas forças opostas, neste caso a Lua em Caranguejo que procura a segurança emocional, íntima e os planetas em Capricórnio que simbolizam a organização e poderes exteriores como se estivesses dividido entre o que sentimos e as obrigações que temos de cumprir. Para nos protegermos dessas pressões externas, a tendência é de nos fecharmos sob nós próprios mas a exposição é impossível de evitar assim como os conflitos que derivam de iniciativas mais voluntariosas e menos pragmáticas que vão chocar com paredes rígidas dada a quadratura da Lua a Marte em Carneiro e a quadratura deste a Saturno em Capricórnio.

A única maneira de sentir menos frustração com os trânsitos do fim–de-semana é encontrar  um novo equilíbrio emocional pessoal a que nos possamos agarrar, mais provável no domingo quando a Lua se encontrar com o Nódulo Norte. Firmes do nosso propósito há que investir numa chave pessoal para abrir as portas de fora, bloqueadas ou potencialmente perigosas. Energia não falta com Vénus e Júpiter em trígono a Marte, mas também há ilusões que é preciso descodificar derivadas da quadratura de Jupiter e semi-quadratura do Sol a Neptuno e uma revisão das atitudes que tomamos que podem por em risco a segurança emocional que tanto desejamos, pela quadratura de Urano em Carneiro ao Nódulo Norte em Caranguejo.Todo o exercício para encontrar novas bases de segurança pessoal ou nacional serve para encararmos na  segunda-feira 21 o eclipse da Lua Cheia  em Leão: quem somos e como nos colocamos no mundo passa a ter novo registo depois deste eclipse.