É hoje pelas 10 da noite o eclipse parcial da Lua Cheia em Capricórnio,  aspecto só por si importante – por nos mostrar o que está velho ou estagnado na nossa organização de vida ou da sociedade e que ambicionamos melhorar – e ainda mais relevante por ocorrer em conjunção com Plutão o que nos obriga a aprofundar ainda mais os processos de transformação em curso, não deixar pedra por virar, ir ao âmago das emoções e dos jogos de poder para fazer espaço para o novo, para onde indica o Sol conjunto ao Nódulo Norte em Caranguejo que a Lua rege: uma nova “casa” emocional ou física, um lugar de segurança psíquica ou doméstica, uma “familia” onde estamos integrados com rotinas ou tradições.  Como Vénus transita também o Caranguejo e se opõe desde ja e nos próximos cinco dias a Saturno e a Plutão em Caranguejo, percebemos que a dedicação e amor que pusermos na construção dessa nova matriz de segurança passa não por uma abordagem emocional mas sim por uma atitude muito prática, olhando a custos e ganhos, nas relações envolvidas ou nas finanças, sem nos deprimirmos por acharmos que estamos sozinhos no processo. Não, não estamos, temos é de individualmente ter a cabeça e o coração frios e fazer bem as contas ao que está em jogo.

Mercúrio retrogrado em Leão, conjunto a Marte e quadrado a Urano em Touro leva-nos a por em ordem o que ficara para trás e impede-nos de prosseguir intempestivamente porque o novo só pode acontecer com tudo bem falado, organizado, preparado. Este eclipse anuncia assim o que se concretizará como nova ordem no início de Janeiro de 2020, quando o Sol fizer conjunção a Saturno e a Plutão, tal como a Lua de hoje.

É assim um cocktail de sentimentos que nos promete os Céus deste eclipse já que percebemos o que tem de ficar para trás, temos de tratar dos pendentes com alguma irritação, há que ter sentido prático e fazer cálculos de vantagens e tudo isto sem esquecer que é o sonho e o amor que comandam a vida, com Vénus conjunta ao Nódulo Norte e trígono a Neptuno em Peixes. Melhor é possível e está ao nosso alcance!