Há três energias poderosas nos Céus que mudam hoje de tom. O foco continua a ser o equilíbrio das relações, com Sol e Vénus em Balança a fazer-nos medir a justiça entre o que damos e o que recebemos a dois, no trabalho, nas contas ou na política mas o modo como o fazemos adquire agora outra intensidade e dinâmica. Hoje Mercúrio entra em Escorpião, Marte regente do Escorpião sai de Virgem para entrar em Balança e Plutão, o outro regente de Escorpião deixa de estar retrógrado para estacionário tomar balanço para as grandes mudanças estruturais que individual e colectivamente havemos de ter, quando se encontrar com Saturno, ambos em Capricórnio, em Janeiro do próximo ano.

Estas mudanças de registo implicam: com Mercúrio em Escorpião, toda uma lógica de investigação, analise e debate, a  fundo, do que pode mudar, como e o controlo que temos ou não temos no processo; com Marte a ingressar em Balança, a vontade, capacidade, gesto, ataque ou defesa,  energia, acção, desejo estão orientados para a negociação mas isto não que dizer manter o status-quo, significa sim que há o impulso de definir novas regras do jogo e que nos empenhamos diplomaticamente nesse processo de transformação; com Plutão estacionário em vias de entrar directo, tudo o que estava pendente desde o final de Abril, quando entrou retrógrado, e que devemos ter resolvido entretanto, pode agora passar a fazer parte do adquirido do passado para nos podermos concentrar com um motor potente nas transformações de fundo da ordem de que dependemos, seja ela em casa, profissional, ou estrutural, na ordem política ou financeira.

Tudo isto pode parecer pesado mas graças à Lua hoje em Sagitário, conjunta a Júpiter e sextil a Vénus, é possível sentirmos algum optimismo e esperança na capacidade de novos acordos. Nos próximos dias, Mercúrio em Escorpião vai opor-se a Urano em Touro e seremos confrontados com a nossa própria capacidade de dar a volta às situações de conflito, procurando e aceitando soluções inovadoras. Mudar de registo é obrigatório depois de dia 8, quando também Vénus sai de Balança e entra em Escorpião. Estamos a trabalhar para o futuro!