Energia para a Semana 19 – 26 Abr – XVII A ESTRELA

Por Clara Days:

Palavras-chave: aspiração; esperança; confiança; inspiração

No negrume da noite, lá está ela, a indicar o caminho. No negrume da tristeza, cá está ela, a manter viva a esperança. Vem de novo, nos dias em que a crise global nos quer matar a esperança, lembrando que, haja o que houver, o futuro poderá sempre ser melhor, e podemos seguir o coração.
Desde os séculos dos séculos que se mantém alumiada, frágil chama ao vento, candeia que guia os passos, farol, bússola, ideia; Cruzeiro do Sul, Estrela Polar… Deu coragem nas guerras, ânimo na escravidão, vontade nas prisões, inspiração na ciência, mas sempre livre, como o pensamento.

É a nossa Estrela-Guia, de todos e de cada um, em todas as circunstâncias, mais presente nos tempos duros do que nos brandos. É a síntese de tudo o que aspiramos.
Inspirou comandantes e poetas, cientistas, visionários, loucos, filósofos, sacerdotes, professores, navegantes, refugiados, homens e mulheres de boa vontade. A força da Estrela é a essência da vida que floresce, da vida que se afirma, da vida que se mantém – é a força da Vida, porque é garante do futuro.
A Estrela não mostra, encaminha. Não encandeia, alumia. Mora no céu e dentro de cada um de nós, feita da confiança que nos impulsiona para seguir em frente. É esperança, utopia, meta espiritual… mas sempre generosa, bondosa, elevando-nos para o melhor que somos.
Sob a sua influência, podemos não traçar planos, mas aspiramos um futuro melhor e essa aspiração será a essência que nos permitirá reinventar quem somos, depois de cada crise, de cada fracasso, de cada desamor, de cada luto.
Haja o que houver, a luz da Estrela não se apaga. Recorramos a ela, nos dias difíceis. Olhemos o futuro com esperança, porque todos os dias a vida se renova e vale a pena lutar por isso.
Vale a pena aspirar, vale a pena lutar, ainda que seja por outros e não por nós. Pelos nossos filhos. Pelos nossos netos. Pelos filhos de todos, que são o futuro. Por todas as pessoas ou animais em sofrimento, para acabar com o sofrimento. Pela água, pelas árvores, pelo respeito que o planeta nos merece. Pela natureza, pela paz entre os homens. Pelos direitos, pela distribuição da riqueza que retire da miséria, pelos cuidados de saúde universalmente garantidos. Por todos os que precisam, por todos os que merecem. A esperança da Estrela nunca é egoísta.
Tenhamos confiança no futuro, empenhemo-nos em ajudar a construir utopias, se necessário for. Que a luz da Estrela nos guie os passos…

“Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma e sangue e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

(Florbela Espanca, «Charneca em Flor», in «Poesia Completa»)

Imagem 1: Tarot Ostara, colaborativo, desenho de Eden Cooke, 2017
Imagem 2: Tarot Urban, de Robin Scott, 2019

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: