Quarta, 29/4/20 – Pensar o futuro

As ilusões dissipam-se hoje depressa face à força das circunstâncias mas sentimos no entanto que começa a haver algum recuo face ao que temos vindo a viver desde Janeiro.  A Lua em Caranguejo começa por fazer um trígono a Neptuno, aspecto de sensibilidade e cuidado por tudo o que nos é querido ou íntimo, com sonhos de segurança emocional, familiar ou mesmo nacional. Mas essa bolha rapidamente é confrontada com a profundidade das transformações na organização de vida, estruturas de trabalho, sociedade etc que se têm desenvolvido desde a conjunção de Saturno a Plutão em Capricórnio no índio do ano. Hoje, a Lua depois do simpático trígono a Neptuno faz oposição a Plutão, a Júpiter em Capricórnio e na madrugada de 30, entra em Leão e opõe-se a Saturno que chegou a Aquário a 23 de Março e pôs o mundo de máscara, luvas e em isolamento social. Na sua oposição a todos estes planetas, a Lua confronta-nos com a insegurança da situação e a impossibilidade de persistir em modelos antigos de ego, vivência e valores.

As soluções não são imediatas e vamos estar sob a retrogradação de vários dos planetas envolvidos nesta mudança de paradigma para não deixar pedra por virar e nos prepararmos para aceleração de mudanças que o fim da retrogradação trará. Para já é Plutão que entrou retrógrado, segue-se a 13 de Maio Saturno, a 15 Vénus e a 16 Júpiter.  Exceptuando Vénus que fica directa no final de Junho, será entre meados de Setembro e o início de Setembro que Júpiter, Saturno e Plutão entrarão directos.

Temos assim até cerca de 13 de Maio a continuação lenta dos processos de transformações em curso, mas com algum alivio dada a retrogradação de Plutão. A partir de 13 de Maio quase que podemos pensar que tudo vai voltar ao que era, mas é melhor não pensar assim e aproveitar o tempo de retrogradação até ao fim do Verão para preparar novos embates, restrições e re-organização social, política e estrutural, em casa e no mundo interligado de que fazemos parte.

Sol, Mercúrio e Urano estão agora em Touro e ajudam-nos pela sua conjunção a pensar no que vale a pena guardar e largar para o futuro. Com Urano na equação, quanto mais “fora da caixa” pensarmos mais possibilidades temos de descobrir onde nos vamos investir de futuro.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: