Energia para a Semana 19-26 Jul- IV O IMPERADOR

Por Clara Days:

Palavras-chave: estrutura; ordem; autoridade; regulação.

Depois dela, vem ele. Depois da intimidade, a vida colectiva. Depois da intuição, o realismo. Depois da compaixão, a autoridade. Depois de termos tido a Imperatriz connosco, durante a semana passada, chega o Imperador, para ver como é possível pôr a nossa vida “nos eixos”. Nasce uma necessidade de ter 

enquadramento, referências concretas, objectivos partilhados, limites. Do sentir, passo agora ao controlar – ainda que apenas na medida do possível…
Desta vez, sou social. Desta vez, quero procurar as certezas que possam existir, quero cumprir as regras e sentir que faço parte do tecido que estrutura a minha comunidade. O que está fora sobrepõe-se ao que possa vir de dentro, contendo-o. Preciso dessa segurança, ainda que tenha a minha liberdade regulada. Pago o preço da segurança.
Ninguém é verdadeiramente livre, no momento histórico que vivemos. Todos compreendemos que os constrangimentos são imperiosos, e quem não o entende é porque está distraído, ou é inconsciente. Na verdade, não só posso aceitar as regras, como posso até criar regras: sem elas, tenho a sobrevivência em risco, e isso ressalta como uma evidência incontestável. Há um protocolo para sobreviver, neste tempo em que estamos.
O Imperador organiza-me o pensamento, orienta-me para o colectivo, também para o concreto. Por uns dias que seja, busco toda a estabilidade que possa ser encontrada. Não quero estar só, quero sentir que faço parte dum conjunto necessário, articulado e interpessoal. Pertenço a um exército, mesmo que seja para o comandar – e, se o comando, é com a responsabilidade de evitar ao máximo que haja baixas.
Há a Lua Nova, já amanhã, depois a entrada do Sol em Leão, a 23, ajudando a virar o enfoque para fora. O Imperador vem pedir que nos organizemos, tanto quanto possível, para nos sentirmos mais estáveis e nos situarmos no mundo dos outros, com os outros. Vem orientar-nos para a valorização do que é comum, conectar-nos com as notícias do que se passa por esse mundo fora, pedir que nos situemos nesse mapa estruturante.
Nesta semana, os devaneios são substituídos pela atenção focada. Não me posso perder dos outros, para me não perder de mim. Preciso de ordem, é necessário.

Imagem : Tarot Urban, de Robin Scott, 2019

 

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: