Por Clara Days:
Palavras-chave: motivação com potencial; risco controlado; auto-domínio confiante.
Se fosse só o Louco, partiríamos à aventura sem qualquer reserva ou receio, prontos para começar o que quer que fosse. Mas ele não vem só e a Força traz-lhe aquela dose de controle necessária para que a reacção instintiva não estrague ou ponha em risco um propósito justo.
O personagem (Louco) precisa de moderar a sua atitude… mas terá igualmente Entusiasmo, o que é sempre uma fonte de motivação para avançar. Da combinação destas duas cartas vem-me uma energia de iniciativa, de confiança em mim. Não apenas a confiança cega do Louco, que nada tem a perder e recebe tudo como uma promessa de coisas boas, mas também a da maturidade que me faz saber o quanto a razão do instinto precisa de ser exprimida dentro de limites que a contenham e disciplinem. O somatório? Sou o Louco espontâneo e atrevido, mas já numa fase de vida em que ajo de acordo com o que é socialmente aceitável, ao lidar com as minhas reacções primárias perante o que vai acontecendo.
Tirará isto ao Louco a sua autenticidade? Não me parece. O Louco sozinho, em tempos como os de hoje, navegará territórios de perigo sem medir os riscos e isso não será inocência, mas irresponsabilidade. Queiramos ou não, somos crescidos e não nos podemos dar ao luxo de ignorar que tudo o que está acontecendo afecta a liberdade de cada um, com uma razão forte e por uma causa maior, de protecção individual e colectiva. Mas talvez não haja, entre os Arcanos Maiores do Tarot, muitas outras cartas que dêem ao Louco margem de manobra para expandir a sua energia de total disponibilidade, como esta da Força, que é também Entusiasmo ou paixão.
Quando pensamos nos restantes Arcanos como o percurso de uma viagem, a jornada do Louco passa por cada uma das 21 restantes “estações” como um percurso de aprendizagem e crescimento; a passagem do nosso protagonista pela Força corresponde ao reconhecimento amoroso de si próprio, uma consciência da energia poderosa que vem duma sintonia entre instinto e razão, juntos na definição do modo de estar e agir. Se atentarmos nas atribuições astrológicas destas cartas (que numerologicamente são poderosas, o Zero como potencial absoluto e o 11 como número-mestre), temos que o Louco se referencia ao elemento Ar ou ao planeta Urano, e a Força / Entusiasmo ao signo de Leão, fixo de fogo, regido pelo Sol. Grosseiramente, diríamos então que a combinação de cartas para esta semana corresponde a Urano em Leão, com Ar em circulação… O planeta do altruísmo surge então no signo da afirmação pessoal, atribuindo generosidade plena aos gestos de expansão e poder, enquanto o ar circulante favorece os contactos e a comunicação. Esta imagem é, certamente, positiva e afirmativa.
Preparemo-nos então para dias onde será possível iniciar caminhadas que nos são ditadas de dentro, tendo como bússola a esperança e como limite o respeito social. Trabalhemos a confiança que devemos ter em nós próprios.
Imagem Nicole Caggiano Art Tarot Deck, 2012
Deixe uma Resposta