Menos regras, mais responsabilidades. Diálogo ou fanatismo?

Semana de 17 a 23 de Maio de 2021

Brilhar, organizar, harmonizar são as posturas sucessivas que esta semana a Lua nos encoraja a adoptar sem as quais não podemos passar a viver em pleno o movimento, as trocas e as possibilidades de comunicação que a passagem do Sol de Touro para Gémeos nos traz a partir de sexta feira 21.

É a Lua na sua trajectória entre o Leão e a Balança, passando pela Virgem que vai pontuar como emocionalmente temos de encarar o que se apresenta de facto como uma semana de transição a vários níveis. Esta semana temos não só o Sol que passa de Touro, regido por Vénus para Gémeos, regido por Mercúrio- do sólido e palpável para o transacionável- como temos Júpiter que entrou em Peixes saído do Aquário e Saturno que fica retrógrado em Aquário no domingo 23 e está estacionário praticamente toda a semana.

Começando pelo pano de fundo desta narrativa cósmica temos Plutão desde finais de Abril retrógrado em Capricórnio- as mudanças profundas estruturais sociais, políticas e financeiras que se desenrolam desde 2008 e de forma mais acentuada desde janeiro de 2020 estão agora até o Outono em fase de avaliação e correcção antes de poderem prosseguir quando Plutão entrar directo a 7 de Outubro próximo. Isto em termos colectivos, enquanto que em termos pessoais estamos a avaliar as mudanças de rumo que queremos fazer profissionalmente, domesticamente, ou como organizamos os nossos recursos e que poderemos retomar mais firmemente dentro de 5 meses.

Se Plutão é que nos faz ir ao fundo das questões para delas sairmos renovados, é Saturno que organiza, põe regras e define tempos e limites para darmos forma ao que está a mudar. Desde finais de Dezembro que Saturno está em Aquário- onde entrou em simultâneo com Júpiter- e é socialmente que temos vindo a ser submetidos a limites, restrições, à imposição de regras de confinamento etc que condicionam a redefinição das estruturas em transformação por força de Plutão. Saturno ao entrar retrógrado esta semana facilita o levantar de algumas restrições sociais mas não deixamos de sentir o peso de alguns limites e de mais responsabilidades nem de ser obrigados a rever os resultados alcançados desde o início do ano, apesar do desejo de liberdade que se manifesta com Urano em Touro e da tensão que resulta da quadratura entre Saturno e Urano que se agravará em Junho.

Com Plutão e Saturno a dar-nos lentamente que pensar e corrigir, em choque com a urgência libertadora para novos valores e realidades marcada por Urano em Touro, o que nos deve guiar neste processo de avanços,recuos e safanões? Em primeiro lugar temos o Nódulo Norte em Gémeos e dois eclipses no eixo Gémeos/Sagitário, um total da Lua a 26 de Maio e outro, anular do Sol a 10 de Junho. Estes são sinais de que é na conciliação entre a busca de opções e o sentido da verdade que temos de encontrar o rumo. E como Júpiter que rege o Sagitário entrou esta semana em Peixes, que também rege, vemos reforçada a importância de acreditar em algo maior, em princípios universais, numa espiritualidade que não podemos deixar que vire fanatismo de risco acrescido pelo sesquiquadrado entre Júpiter em Peixes e Marte em Caranguejo regido por uma Lua conservadora, protectora dos valores tradicionais e dos nacionalismos e que se aproxima de um trígono a Neptuno com um grande potencial de alimentar fantasias, ilusões espirituais ou guerras santas.

Neste cenário, a Lua, na segunda, terça e quarta em Leão, dramatiza quem somos e o que valemos o que passa por alguma repressão emocional na terça quando faz oposição a Saturno depois de uma quadratura a Urano. Quinta e sexta com a Lua em Virgem há muito que organizar mas temos de o fazer tendo em conta que só novas ideias ou valores nos devem guiar e que o bem comum é mais importante do que a mera satisfação pessoal. Assim sendo, sábado e domingo com a Lua em Balança em trígono aos planetas em Gémeos e a Saturno em Aquário, evitamos conflitos e num espírito de diálogo que conseguimos equilibrar relações e questões na mesa.

Uma Boa Semana!!

Imagem: NASA, aurora em Júpiter

Rosita Iguana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: