Energias para a Semana 27/2-06/3: O EREMITA IX e A ESTRELA XVII

Por Clara Days:

Palavras-chave: introspecção e fé; autoconhecimento esperançoso; questiono-me e oriento-me

Duas luzes na noite, cada uma iluminando de sua maneira. Na minha mão, a candeia do Eremita, ajudando-me a compreender quem sou e o que tenho ao pé de mim. Do céu, mas reflectida na água dos meus sentimentos, a luz da estrela-guia, quer me traz sempre a esperança que resiste.
Com o Eremita procuro-me, questiono-me, aprendo a conhecer-me. Tudo o que trago dentro pode ser pesquisado, escrutinado, equacionado: os meus princípios, os meus valores, aquilo por onde quero orientar-me. O Eremita não deixa pedra por revolver, ele é metódico e minucioso, no caminho do conhecimento pessoal.
Já a Estrela, por sua vez, vive em mim como uma emoção antecipatória de dias melhores – resistente, resiliente, positiva. Lembra-me que há sempre ideais para seguir, objectivos nobres que vale a pena tentar atingir, momentos de felicidade à minha espera. Pesquisas recentes de Psicologia revelam que pessoas com alto nível de esperança obtém melhor desempenho académico, possuem pensamento divergente e elevado nível de consciência. Com esperança, consigo enfrentar os problemas e adversidades utilizando as estratégias e a motivação adequadas, que me permitem alcançar objectivos mesmo perante dificuldades, incertezas, reviravoltas e mudanças.
Estes dois Arcanos combinados, no início de uma semana com graves acontecimentos internacionais em marcha, trazem a cada um de nós ferramentas pessoais que permitem um posicionamento consciente perante os outros e o mundo. Pedem reflexão e introspecção, aliadas à confiança, com pés na terra e esperança no futuro, por muito duro que seja o caminho.
Dar prioridade ao autoconhecimento pode parecer desajustado, num tempo em que os eventos nos pedem um posicionamento. Mas ninguém pode posicionar-se sem saber o que verdadeiramente defende, e isso exige um exercício de consciência, que encontre as motivações certas e as orientações que mais reflectem quem somos e o que queremos legar de nós para os outros. É talvez para isso que este Eremita vem hoje a esta página.
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, lembrou Sócrates, na Grécia antiga. A Estrela traz-nos a esperança, que fortalece a determinação, acompanha-nos e guia-nos, mesmo nas alturas mais difíceis, incertas e dolorosas. E, embora a esperança seja uma experiência pessoal difícil de definir, o impacto positivo que tem nas pessoas é difícil de ignorar, ao trazer inspiração e confiança. Talvez assim inspirados encontremos a luz que ilumina o caminho para um ideal de futuro por que valha a pena lutar.


Imagem : Orien’s Animal Tarot, de Ambi Sun, 2021

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: