Estamos a uma semana da Lua Nova e, nesta fase, é tempo de maior recolhimento para terminar o que está por acabar, arrumar ideias sobre o que estiver para vir, ouvir a intuição e preparar o novo ciclo. Será na próxima segunda-feira dia 30, com Mercúrio ainda retrógrado, que a Lua se unirá com o Sol no signo da comunicação e trocas, Gémeos, e o peso das palavras que iremos usar ou as contas a fazer exigem desde já essa reflexão.
Não será suave esse processo até lá porque seremos confrontados com energias díspares ao longo da semana que nos sacodem do recolhimento desejado para terminar coisas e encaminhar outras. Mas não deixará de ser esclarecedor e vamos entender que, mesmo depois da Lua Nova, teremos de esperar até 4 de Junho para começar a materializar os processos porque só nessa data é que Mercúrio – que rege a próxima Lua Nova que esta semana preparamos, – entrará directo.
Como pano de fundo com o qual temos de contar para bem avaliar prioridades futuras temos toda a semana dois aspectos muito importantes. O primeiro é a quadratura de Vénus em Carneiro a Plutão em Capricórnio e o segundo é o trígono de Mercúrio retrógrado a esse mesmo Plutão. Como fazer a síntese destas duas forças? Por um lado paira como uma sombra que nos lembra que não vale a pena ir atrás do desejo porque forças maiores de vida e de morte comandam de facto a ordem das coisas e sobrepõe-se à nossa vontade ou entusiasmo cego. Por outro, repisar ou rever as matérias que nos acordam para o valor esquecido ou por revelar das coisas parece ser algo que traz menos contrariedade e exige apenas atenção aos detalhes e perseverança no caminho. Assim, o pano de fundo alerta-nos para a necessidade de ter em conta o equilíbrio das relações pessoais, financeiras, diplomáticas e o repensar de quais serão os valores mais adequados a defender psíquica ou materialmente para conseguir esse reajustar das balanças.
A baralhar esta busca de equilíbrio temos Saturno em Aquário em quadratura a Mercúrio em Touro em contradição com o sextil que faz a Vénus. Uma vez mais, como conciliar isto com as transformações a que Plutão obriga? É como se as regras, limites ou responsabilidade que Saturno preconiza para todos em Aquário desse, espaço, com o sextil, ao impulso do desejo de Venus em Carneiro que Plutão quer ver reduzido… e é como se essa revisão da matéria do que vale ou não vale de Mercúrio retrogrado em Touro fosse ela a travada pela quadratura de Saturno. Que fazer? Apenas usar a nossa própria cabeça, a nossa reflexão e intuição, para medir as consequências dos nossos impulsos e não nos encostarmos apenas ao permitido ou proibido. A responsabilidade individual no sentido da evolução está na cabeça do Dragão ou Nódulo Norte em Touro, regido por Vénus, mas por uma Vénus que se quer sólida, justa e generosa- a Vénus das regências e exaltação em Touro, Balança e Peixes- e como Urano também está em Touro, temos de ir mais longe, inovar, na execução desse desígnio.
Assim, neste contexto, e voltando ao princípio sobre este fim de ciclo lunar, temos, nesta fase, de escutar o corpo emocional, ver onde estão bloqueios ou estagnação, ouvir o desconforto silencioso e racionalizar o que tem de ficar para trás. A Lua em Peixes esta segunda 23 e terça 24 permite esse afinar da intuição e propósito graças à conjunção com Neptuno, Marte e sextil a Urano, Nódulo Norte e Mercúrio em Touro e sextil a Plutão. Na quarta, ao fazer conjunção a Júpiter em Carneiro e sextil ao Sol em Gémeos ajuda-nos a abrir horizontes e perspectivar pontos de partida na Lua Nova. Quinta feira, entalada entre Quíron e Vénus em Carneiro, para de seguida fazer quadratura a Plutão até sexta de manhã- mas sextil a Mercúrio, – mostra-nos o caminho da reflexão como trampolim do desconforto e frustração que ainda possa ser sentida. Na sexta 27 e sábado 28, em Touro, apreciamos o que de palpável a vida nos deu, avaliamos o que desejamos ainda ter e a segurança ou estabilidade que estiver em jogo nesta fase final do ciclo lunar que começou a 30 de Abril com um eclipse do Sol em Touro e teve a 16 de Maio um eclipse da Lua em Escorpião- O que nos resta de palpável deste mês em que as sombras abundaram? O entendimento de que ainda falta largar qualquer coisa pode vir no domingo com a conjunção da Lua a Urano, ao Nódulo Norte e a Mercúrio em Touro… Fechamos este ciclo, certamente com lições de desapego aprendidas – que o próximo seja mais leve…
Tela de Paul Klee, Boa semana
R.I
PS- Participei num encontro de 17 astrólogos sobre o tema de Vénus. Aqui vos deixo o link para a minha apresentação sobre “Vénus nas quedas das bolsas e nas guerras“. – basta carregar no título entre as aspas! Dura uma hora, é pesado e Vénus não mostra o seu melhor lado… mas não deixa de ser Vénus… Helena Barata Alves organizou e apresenta o encontro e as restantes comunicações podem ser vistas na página do Youtube “ Astrologia, Energia e Consciência”.
E se lê estes posts com regularidade, porque não apoiar o trabalho e os custos de manutenção do site?
AULAS
1- ASTROLOGIA ÀS SEGUNDAS – às 21 horas- Aulas temáticas por Zoom
Duração 1.30H
Limite de inscrições.
Cada aula 10 euros
Inscrição prévia por mail.
Estrutura do Curso- em doze semanas, planeta a planeta o objetivo é explorar a sua simbologia, a ligação aos signos e as casas do horóscopo assim como as chaves de interpretação.
Cada participante pode ao inscrever-se enviar o seu horóscopo e dizer que pode ser usado como exemplo na aula.
Dúvidas etc: rositaiguana@mac.com
2- AULAS DE TÉCNICA DE LEITURA DE HORÓSCOPOS ÀS QUARTAS ÀS 21 Horas: por Zoom.
Duração 1.30H. Inscrição por mail rositaiguana@mac.com.
Cada aula 10 euros. Pode enviar o seu horóscopo se quiser que seja usado como exemplo na aula.
Dúvidas etc: rositaiguana@mac.com
———————————————————————
PARA MARCAR CONSULTA: rositaiguana@mac.com








Obrigada. Tenha una óptima semana.
Obrigada Catarina e uma boa semana para si também!